Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Na última sexta-feira (24), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), o Comitê Egbé Axé Limoeiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro, deu o pontapé inicial do Projeto “Sankofa – Afrobetizar para Educar”. Direcionada a professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, a oficina pedagógica abordou o tema “Racismo? Aqui não!” e foi vivenciada em alusão ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé (dia 21 de março, conforme a Lei Federal nº 14.519/2023), à Semana Municipal das Tradições de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé (Lei Municipal nº 02/2023) e ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU).

O principal objetivo da ação é permitir que os profissionais da área de Educação reconheçam as contribuições das Matrizes Africanas na formação social brasileira e, dessa forma, valorizem a cultura e o identitarismo afro-brasileiro, como destaca o presidente do Egbé Axé Limoeiro, o babalorixá Pai Àlábíyí Pereira. “Iremos fomentar reprodutores e multiplicadores do enfrentamento ao racismo nas escolas e para além delas, ou seja, na sociedade. É uma forma de trabalharmos contra o epistemicídio negro, ou seja, contra o assassinato do conhecimento e dos saberes sobre a nossa ancestralidade. Infelizmente, vemos pessoas negras sendo marginalizadas, excluídas e assassinadas não apenas simbolicamente, mas fisicamente”, apontou Pai Àlábíyí, palestrante da oficina.

Uma das profissionais contempladas pela ação foi a professora Cássia Myrtes, da Escola Municipal Salomão Ginsburg. A educadora acredita que o tema é bastante pertinente e recorda o papel transformador da Educação para mudar a mentalidade da atual geração e das futuras gerações. “Estudar e conhecer a cultura dos nossos ancestrais, dos povos africanos e dos povos originários é importante para conhecer e combater o preconceito racial que, infelizmente, ainda está arraigado na nossa sociedade. Essa missão deve ser compartilhada entre professores, alunos e pais. Devemos desconstruir e desmistificar alguns comportamentos que são danosos e existem há muitos anos. Assim, conseguiremos formar crianças e adolescentes com valores humanos e mudar a nossa sociedade”, comentou.

De acordo com o Comitê Egbé Axé Limoeiro, a culminância do “Sankofa – Afrobetizar para Educar” será vivenciada no dia 12 de maio, em uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Limoeiro – Casa Professor Agripino Almeida. Na ocasião, serão realizados debates sobre diversas temáticas, tais como os resultados alcançados no evento de março, os impactos da intolerância religiosa, do racismo e da discriminação e o dia da Abolição da Escravatura (13 de maio de 1888).