Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro segue empenhada no compromisso de empoderar e oferecer uma efetiva cidadania a famílias em situação de maior vulnerabilidade social. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), lançou a programação de oficinas e palestras profissionalizantes para pessoas que residem em Limoeiro e são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O evento de abertura foi realizado na tarde de terça-feira (21), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC).

De acordo com o prefeito Orlando Jorge, o local para o lançamento das atividades não foi escolhido à toa. “Ninguém na história de Limoeiro cuidou mais das famílias necessitadas do que Padre Luís Cecchin. Ele deixou um lindo legado para a nossa cidade e merece todo o nosso reconhecimento”, discursou o gestor na solenidade.

As inscrições ocorreram dos dias 6 a 17 de novembro (sexta-feira), no Centro de Referência em Assistência Social São Sebastião (CRAS 1 – Avenida São Sebastião, próxima à EREM Austro Costa), no Centro de Referência em Assistência Social Frei Estêvão (CRAS 2 – Rua Frei Estêvão, próxima à UBS Santo Antônio) e na sede da Diretoria Executiva da Mulher (Rua Vigário Joaquim Pinto, próxima à Ponte Severino Pinheiro – “Ponte Velha”), onde serão aplicadas as oficinas e palestras. As aulas, por sua vez, ocorrerão de 22 de novembro (quarta-feira) a 5 de dezembro (terça-feira). Cada atividade terá 40 horas-aula e será aplicada durante 10 dias úteis.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, informou que outras oficinas profissionalizantes serão promovidas pela parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o IAUPE. Para esta primeira etapa, aproximadamente 300 habitantes de Limoeiro inscritos no CadÚnico garantiram vaga. “O projeto que firmamos terá duração de um ano. Essas oficinas serão feitas paulatinamente, a cada 15 ou 20 dias, oficinas de 10 dias com conteúdos de resolutividade e retorno mais imediato. Quem não pôde se inscrever agora terá a oportunidade nas próximas oficinas”, pontuou.

O coordenador da programação e representante do IAUPE no evento, Ivo Costa, destacou que é uma grande satisfação, para a instituição, estar presente em Limoeiro. “Teremos oficineiros de grande experiência prática. Os participantes sairão das atividades com total capacidade de desenvolvê-las, conquistar sua ocupação e gerar sua própria renda. O IAUPE reconhece todo o esforço da gestão municipal para a realização dessas oficinas e palestras”, afirmou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Confira a agenda completa de oficinas:

CRAS 1 – São Sebastião: Manhã – Unhas em Gel; Tarde – Design de Sobrancelhas.

CRAS 2 – Frei Estêvão: Manhã – Design de Sobrancelhas; Tarde –Unhas em Gel.

Diretoria Executiva da Mulher: Manhã – Bolos; Tarde – Doces para Festas.