Pautada no fortalecimento das parcerias para gerar ainda mais oportunidades de capacitação e qualificação profissional, a Prefeitura de Limoeiro recebeu máquinas de costura que serão utilizadas em cursos profissionalizantes. Além da administração municipal, dois institutos parceiros da Prefeitura também foram contemplados: o Instituto São Severino, sediado na comunidade rural de Gameleira, e o Instituto Nossa Senhora da Paz, instalado na Comunidade da Vila da Paz.

Os equipamentos foram enviados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de emendas parlamentares indicadas pelo senador Humberto Costa. No ato de entrega, realizado na manhã de quinta-feira (23), sede da Diretoria Executiva da Mulher e Núcleo de Inclusão Produtiva, representantes do governo municipal e dos dois institutos debateram alternativas para atender às demandas da população e para proporcionar avanços sociais.

De acordo com o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, as cinco novas máquinas recebidas da Codevasf vão permitir a ampliação das vagas dos cursos de corte e costura ofertados pela gestão municipal. Em 2022, por exemplo, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, 45 mulheres foram capacitadas no segmento da confecção. Com essa recente parceria, agora serão dez máquinas disponíveis para a etapa de cursos em 2023.

“A palavra-chave é parceria. Esses projetos de pequeno porte são produtivos, geram oportunidades e organizam as comunidades. Esses equipamentos vão gerar renda nas comunidades e oportunidades para que as pessoas aprendam um trabalho e tenham uma forma de gerar renda. Acreditamos muito nesses pequenos projetos e vamos investir de forma importante para que a gente possa melhorar a vida das pessoas com projetos produtivos como esse”, comentou o prefeito.

Representando o senador no evento de entrega dos equipamentos, Wedson Galindo detalhou que, além das máquinas de costura, os dois institutos também foram contemplados com kit de panificação, o qual deverá ser empregado na capacitação profissionalizante dos moradores das áreas atendidas pelas entidades. Galindo foi o responsável pela elaboração dos projetos apresentados à Codevasf – finalizando com a doação dos equipamentos à Prefeitura e aos institutos.

“São duas estruturas importantes. Primeiro, o kit de costura, porque é uma realidade local. Limoeiro está inserido no Polo Têxtil e a gente precisa estar apoiando com mais força esses costureiros e costureiras para gerar emprego e renda. E, por outro lado, a segurança alimentar, que é o kit panificação. Os dois institutos já têm trabalhos voltados para essa área com cursos de bolo, biscoito e pães, mas não tinham a estrutura necessária para desenvolver esse trabalho com mais efetividade”, explicou Wedson.

A chegada dos kits panificação e costura ao Instituto São Severino promete aumentar a oferta de qualificação. “Vamos ofertar oportunidades aos jovens, às mulheres e aos homens. Vamos montar a estrutura de capacitação e, após a formação dos profissionais, já pensando no Programa de Aquisição de Alimentos, sugerimos que os produtos fabricados na padaria do Instituto sejam inseridos na merenda escolar”, comemorou o presidente da entidade, Ivan Carlos (“Sassá de Gameleira”).

Representante do Instituto Nossa Senhora da Paz, Josinaldo Silva (“Preto da Vila da Paz”) celebrou a chegada dos equipamentos e afirmou o desejo da diretoria em ampliar as ofertas de oportunidades. “Não vamos parar por aqui. Iniciamos o segundo curso de corte e costura e temos também aula de informática. Estamos fechando uma parceria com uma faculdade de Caruaru, na área de moda, e vamos formar profissionais para ter renda e fazer a diferença na vida do ser-humano”, pontuou Josinaldo.

Incentivo – O transporte dos equipamentos de Petrolina, cidade-sede da Codevasf, para Limoeiro foi garantido pela Prefeitura Municipal, entendendo a importância desse apoio logístico. Além disso, a gestão também estará analisando as sugestões apresentadas pelos institutos parceiros, visando incentivar o fortalecimento dos setores de confecção e panificação, inclusive, adquirindo as produções das entidades dentro das exigências das legislações vigentes.