A Prefeitura de Limoeiro continua empenhada nas missões de aquecer a economia local, oferecer oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho aos limoeirenses e melhorar a vida da população. Na noite desta quarta-feira (18), o Governo Municipal, em parceria com o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), o Marco Pernambucano da Moda, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) e o Governo de Pernambuco, promoveu a aula inaugural do Curso Básico de Costura Industrial Polivalente em Malha. As aulas acontecerão dos dias 18 a 20, 23 a 27, 30 e 31 de outubro, no IPLC, sempre das 18h às 22h.

Da parte da gestão municipal, a articulação para a chegada do curso à “Princesa do Capibaribe” foi feita pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. “Limoeiro tem um polo têxtil muito tradicional na região. Cabe ao Governo Municipal aquecer esse mercado, seja para reforçar os empreendimentos que já existem ou para formar novos empreendedores. Para isso, são necessárias capacitações para a qualificação da mão-de-obra, a geração de renda e o tão esperado desenvolvimento humano e econômico. E a parceria com o Instituto Padre Luís Cecchin, que desempenha um trabalho social e educacional no nosso município há várias décadas, muito nos honra”, declarou o diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli.

Na solenidade de lançamento do curso, o prefeito Orlando Jorge recordou iniciativas semelhantes da Prefeitura em outras épocas. “Já promovemos Cursos de Corte e Costura através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Diretoria Executiva da Mulher, em parceria com o talentoso costureiro Jhonny Cleibson, que está à frente de uma renomada associação de costureiras. Agora, esta nova iniciativa do nosso governo, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o Instituto Padre Luís Cecchin, o NTCPE e o Governo do Estado, chega para reforçar nossos trabalhos em prol da geração de renda, do empoderamento e do desenvolvimento. Estamos felizes por poder aquecer o setor têxtil da nossa querida Limoeiro”, destacou.

De acordo com dados do IPLC, em 52 anos de atuação e 41 anos com cursos profissionalizantes, a entidade social já formou aproximadamente 8 mil trabalhadores de Limoeiro e da região através de cursos de Informática, Marcenaria, Corte e Costura, Serralharia, Bordado, Tornearia Mecânica e Eletrotécnica. “Grande parte dos formandos está inserida no mercado de trabalho e muitos se tornaram Microempreendedores Individuais. Além da formação profissional, nós desenvolvemos formação cristã e cidadã com o objetivo de garantir direitos e formar uma sociedade mais humana, justa e fraterna”, informou o coordenador dos Cursos Profissionalizantes do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), Wilton Ferreira.

O diretor do IPLC e integrante da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, padre Adelmo Cagliari, ressaltou que o Curso Básico de Costura Industrial Polivalente em Malha dá continuidade ao legado do fundador do Instituto, padre Luís Cecchin (1924-2010). “Através de cursos como esse, abrimos portas e oferecemos oportunidades de melhorias de vida aos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Dessa forma, fazemos nossa parte em favor do Reino de Deus aqui na Terra”, celebrou o sacerdote.

Entre as 20 estudantes do curso está Kênia Charlenne, que busca . “Quero adquirir mais conhecimento e já pretendo focar na confecção de roupas ‘plus size’, que são úteis para mim e não estão muito presentes no mercado”, explicou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro