Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O mercado da beleza tem apresentado considerável crescimento nos últimos anos. Ele ganha ainda mais força com grande parcela da sociedade passando a entender que cuidar do corpo representa qualidade de vida e crescimento de autoestima. Esses fatores têm refletido na geração de novas oportunidades de trabalho. Por isso, optar por uma qualificação na área pode significar rápido ingresso no mercado de trabalho, seja ocupando uma vaga de emprego ou iniciando o próprio negócio.

Dentro do plano de qualificação profissional estabelecido pela gestão municipal, o qual tem capacitado tecnicamente milhares de limoeirenses da Cidade e da Zona Rural, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Diretoria Executiva da Mulher, promoveu a Oficina de Estética Facial e Limpeza de Pele. As aulas ocorreram na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), nessa terça-feira (17), numa parceria com o Projeto Saberes. O público-alvo foi composto por mulheres beneficiárias de programas de transferência de renda e em situação de vulnerabilidade social, conforme os critérios do Governo Federal.

“A Diretoria da Mulher, entendendo a importância e a necessidade da capacitação dessas mulheres para ingressarem no mercado de trabalho, forneceu essa Oficina de Estética Facial e Limpeza de Pele para algumas mulheres que são acompanhadas tanto pela Diretoria quanto pelos CRAS”, detalhou a diretora da pasta, Denise Ramos. “Foi uma atividade pioneira. Nossa intenção é ofertar outros cursos ao longo do ano numa parceria com o Projeto Saberes”, completou.

Esse projeto, cuja sede está localizada no município de Cumaru, tem a missão de prestar auxílio à oferta de novos cursos em Limoeiro. As mulheres interessadas devem fazer o cadastro na sede da Diretoria Executiva da Mulher. “Assim que abrirmos as turmas para os novos cursos, estaremos entrando em contato para que elas se profissionalizem”, explicou Denise. Ela adiantou que existe a previsão da oferta de cursos de Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure, além de outros voltados à área de estética e do artesanato.

Everaldo Silva, coordenador do Projeto Saberes, analisa que as oportunidades são lançadas para melhorar a qualidade de vida das mulheres limoeirenses. “Foram oito horas de aula. Ao término, elas receberam certificados. Com o certificado em mãos, já podem exercer a função e gerar renda extra”, afirmou. Inicialmente desenvolvido para Cumaru, o Projeto Saberes tomou dimensões maiores e, atualmente, atua na Região do Agreste. Ao todo, existem 45 opções de cursos profissionalizantes registrados.

Há capacitações nas áreas de Estética, Corte e Costura, Culinária, Formulação Cosmética, dentre outros. Por conta da parceria com a Prefeitura de Limoeiro, todos os cursos são gratuitos. “Ninguém paga nada. São cursos que idealizamos a fim de construir o ser humano para que ele possa, de fato, ter alternativas e perspectivas de vida”, ressaltou Everaldo.