A Prefeitura de Limoeiro segue atuante no compromisso da valorização profissional. Na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega dos novos tablets dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A utilização dos aparelhos auxiliará os profissionais nas visitas domiciliares e no monitoramento das comunidades onde atuam. Foram entregues, ao todo, 120 tablets da marca Samsung, de modelo Galaxy Tab A7 Lite, cuja vida útil é de quatro anos.

O Governo Municipal está oferecendo aos Agentes Comunitários de Saúde de Limoeiro as condições necessárias para a otimização das suas atribuições, destacou a secretária de Saúde, Paloma Sonally. Além disso, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde receberão, em tempo real, as informações referentes aos territórios. “Os Agentes Comunitários de Saúde atuam na ponta do nosso Sistema Único de Saúde. Eles são os primeiros profissionais a terem contato e transmitirem informações à população. E, como a tecnologia é um caminho sem volta, ela deve ser uma grande aliada nos registros das informações. Com isso, o Ministério da Saúde vai saber quais são as nossas maiores dificuldades, como estão sendo aplicados os recursos e quais são os nossos indicadores de saúde. E nós poderemos planejar e tomar decisões baseando-se nos dados que vamos receber”, explicou Paloma.

O prefeito Orlando Jorge prestigiou a solenidade e se mostrou entusiasmado com essa expressiva conquista dos Agentes de Saúde de Limoeiro. Em seu discurso, o gestor sublinhou a importância da parceria entre os entes federativos para garantir a prestação de serviços à população. “Os governos que estamos vivenciando são essencialmente populares e democráticos. Nós queremos garantir direitos à população, e essa garantia de direitos passa pela tomada de decisões de cunho técnico, pela vontade política e pela valorização dos profissionais. Nós temos tudo isso”, afirmou.

O vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) recordou que as estatísticas a serem levantadas pelos Agentes Comunitários de Saúde são essenciais para a formulação de políticas públicas. “Nossa gestão se destaca não apenas pelas obras estruturadoras, mas, sobretudo, pelo que considero ser a principal obra: cuidar das pessoas. E nossos Agentes de Saúde são essenciais nessa missão. Eles passam de casa em casa, tanto na cidade quanto na Zona Rural, e conhecem o nosso município de canto a canto”, apontou.

De acordo com a presidenta da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Limoeiro (AMACSEL), Simone Maria, a categoria está imensamente feliz por ter sua demanda atendida. “Começamos a informatizar nossas informações em 2002. O sistema e-SUS surgiu em 2010. Todas as Unidades Básicas de Saúde passaram a ter computadores. Recebemos tablets. Nossos trabalhos avançaram conforme o avanço da tecnologia. Porém, a vida útil dos antigos tablets se esgotou. Agora, depois da conclusão do Curso Técnico Saúde com Agente, temos à disposição esses novos tablets. Quero agradecer à Prefeitura de Limoeiro por esse momento”, comemorou.

Os sentimentos compartilhados pelos profissionais são de felicidade e satisfação. “Nós trabalhamos diariamente com visitas, atualizações de informações e cadastros. Então, os novos tablets vão nos ajudar muito”, pontuou a ACS Edjane Lacerda, que atende 219 famílias através da UBS Santo Antônio. “Vamos trabalhar de uma forma mais direta, efetiva e dinâmica”, comentou o ACS João Batista, que atua na UBS Vila Urucuba e tem contato com 124 famílias.