Reconhecido a nível nacional por oferecer atividades educativas de forma gratuita a crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social, o Programa AABB Comunidade está de volta ao município de Limoeiro. Inativa desde o período da pandemia da Covid-19, a ação retoma as atividades na “Princesa do Capibaribe” através de uma grande parceria entre a Prefeitura Municipal de Limoeiro – por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania -, a Fundação Banco do Brasil, a Federação Nacional das AABBs (FENABB) e o Centro de Criação Galpão das Artes. Ao todo, o programa estará atendendo 100 crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino, sendo 50 no turno da manhã e 50 no turno da tarde. As atividades são desenvolvidas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil de Limoeiro (AABB Limoeiro).

Presente na cerimônia de relançamento do AABB Comunidade, o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, explicou os trâmites para o relançamento do programa. “Elaboramos nossa proposta, entregamos toda a documentação necessária, fizemos as articulações, unimos forças e tivemos o nosso projeto aprovado pelo Banco do Brasil. Hoje, temos a alegria de confirmar o retorno do AABB Comunidade a Limoeiro, com atividades de natação, recreação, teatro e esportes. Inclusive, lá na frente, pretendemos ampliar o número de crianças atendidas”, afirmou.

A coordenação do Programa AABB Comunidade na Rede Municipal de Ensino está sob a responsabilidade da professora Eliane Paz. Os encontros são realizados às segundas, terças e quartas, sempre no contra turno escolar. Pela manhã, as atividades acontecem das 8h30 às 11h30; à tarde, das 14h às 17h. “Iniciamos o processo de retomada do AABB Comunidade no mês de maio e, hoje, chegou o grande dia. Para a realização das atividades, que têm caráter socioeducativo, contamos com o apoio de voluntários. Com essa união de forças, ajudaremos nossas crianças a desenvolverem suas habilidades e a terem um futuro digno”, sublinhou.

Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

Inicialmente, o projeto contemplará as Escolas Municipais Presidente Tancredo Neves, Nossa Senhora dos Anjos, Salomão Ginsburg e Otaviano Basílio. “As atividades serão complementos educacionais e terão oficinas de artes e esportes, atividades de reforço em Língua Portuguesa e Matemática, futebol de campo, natação, jiu-jitsu, skate, pintura, teatro, entre outras”, detalhou o diretor executivo de Articulação, Planejamento e Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Sivaldo Venerando.

O diretor executivo de Cultura de Limoeiro e gestor do Centro de Criação Galpão das Artes, Fábio André, acrescentou que o programa pode formar novos talentos no campo da cultura. “Enquanto existirem crianças interessadas na arte, no teatro e na leitura, a cultura sempre resistirá”, pontuou.

Em seu discurso na solenidade, o gerente da agência do Banco do Brasil de Limoeiro, Fábio Brito, frisou que os profissionais do AABB Comunidade farão a diferença na vida das crianças. “Existe uma história de um menino que encontrou muitas estrelas-do-mar na areia da praia e devolveu uma por uma ao mar. Ao ser perguntado se seu trabalho seria em vão, pois não poderia salvar todas as estrelas-do-mar do mundo, ele respondeu que estava fazendo a diferença na vida de cada uma das que encontrou. Então, é assim o trabalho dos educadores: eles buscam fazer a diferença e impactar a vida dos estudantes com quem convivem”, declarou.

Além da formação da mesa e da apresentação do projeto às crianças e às famílias, a cerimônia também contou com entregas dos kits que serão utilizados pelos estudantes nos encontros. A programação ainda teve encenações teatrais do projeto artístico e pedagógico “Kombi Brincalhona”, da entidade cultural limoeirense Galpão das Artes, e apresentações do projeto de skate “Pé na Tábua”, originário do Recife.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

O prefeito Orlando Jorge, por sua vez, destacou que outras ações em favor das crianças vêm sendo desenvolvidas pelo Governo Municipal. “As crianças estão entre as prioridades da nossa gestão. Hoje, no mesmo dia em que retomamos o Programa AABB Comunidade, lançamos o Festival das Crianças na Praça da Bandeira, com parque, brincadeiras e muita diversão para a criançada. Estamos reformando as escolas da Rede Municipal, oferecendo merenda de qualidade e promovendo capacitações aos professores para melhor atenderem as nossas crianças. Quem cuida delas, cuida do futuro”, celebrou o gestor.

Na avaliação do presidente da AABB Limoeiro, Wedson Galindo, o acolhimento ao projeto reforça a responsabilidade social do poder público e da Associação Atlética Banco do Brasil. “Estamos muito felizes por abrir as portas deste importante clube para acolher as crianças e suas famílias. Superamos a fase burocrática e agora estamos iniciando as atividades. Vamos ajudar as crianças a melhorarem seus rendimentos nas escolas. Toda a infraestrutura da AABB será utilizada para a realização de atividades educativas, lúdicas e esportivas. Em parceria com a Prefeitura de Limoeiro e o Galpão das Artes, vamos formar cidadãos mais conscientes e mais concentrados nos seus estudos”, pontuou.