Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura Municipal de Limoeiro vem proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho a mulheres atendidas pelos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, incluindo as gestantes limoeirenses contempladas pelo Programa Mãe Coruja. Na manhã e na tarde desta terça-feira (21), na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), as mamães participaram de cursos profissionalizantes de Spa dos Pés e Adereços Juninos. As iniciativas foram oferecidas de forma gratuita pelo governo municipal, em parceria com o Projeto Saberes, originário do município de Cumaru.

A diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Denise Ramos, destacou que oferecer oportunidade de renda, sobretudo a mulheres em estado de vulnerabilidade social, é uma forma eficaz de empoderamento feminino. “Neste março, Mês das Mulheres, abordamos as temáticas do empoderamento feminino e do enfrentamento à violência contra a mulher por meio de palestras em escolas, na Gerência Regional de Educação e nas turmas do Programa Idoso em Movimento e, também, por meio desses cursos. Porém, cabe destacar que os cursos serão oferecidos durante todo o ano”, completou.

Quem se interessar pelos cursos profissionalizantes oferecidos pela Diretoria Executiva da Mulher – órgão o qual integra o organograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – pode procurar a sede da Diretoria, que fica na Rua Vigário Joaquim Pinto, próxima à Ponte Severino Pinheiro (“Ponte Velha”), para realizar a inscrição. Ao longo deste ano, serão oferecidas capacitações para as áreas de beleza, corte e costura, culinária, entre outras. “Assim que as turmas estiverem fechadas, entraremos em contato com as inscritas. Para quem quiser tirar dúvidas, nosso telefone é (81) 9.73316310”, concluiu Denise.

O sentimento pela realização dos cursos é de felicidade, como externa a coordenadora do Programa Mãe Coruja em Limoeiro, Maria Paula. “A intenção é promover a autonomia da mulherada, para que elas tenham a própria renda. Um dos motivos para as mulheres serem vítimas de violência é a dependência financeira. Então, esse curso vai proporcionar independência para as gestantes do Programa Mãe Coruja, o que nos deixa felizes”, declarou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Com duração de 8 horas-aula, os cursos foram coordenados pelo professor Everaldo Silva, do Projeto Saberes, parceiro de longa data da gestão municipal. “Os cursos são oferecidos com o objetivo de enaltecer as mulheres enquanto seres humanos, fazendo com que tenham oportunidades profissionais ou alternativas de renda extra. Os certificados que oferecemos na conclusão comprovam a capacitação naquela área”, sublinhou.

Uma das participantes dos cursos foi Roberta, que se mostrou bastante satisfeita com as aulas teóricas e práticas. “Os cursos que a Prefeitura está disponibilizando são muito bons. Eu realmente indico às mulheres que façam. Além do curso de adereço junino, já fiz um curso de biscuit que o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ofereceu. Só tenho a agradecer à gestão”, comemorou.

Programa Mãe Coruja

Gerenciado pelo Governo de Pernambuco, o Programa Mãe Coruja visa oferecer gestação e pós-parto saudáveis a mães pernambucanas. O acompanhamento começa nos primeiros meses de gestação e segue até o momento em que a criança completa cinco anos de idade.

“O objetivo é diminuir a mortalidade infantil e a mortalidade materna. Oferecemos serviços das áreas de Saúde, Assistência Social, e também de Cultura”, sublinha a coordenadora do Mãe Coruja em Limoeiro, Maria Paula.