A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, lançou, oficialmente, na noite de quarta-feira (8), a primeira edição da Copa Terra Amada de Futebol, nome que faz referência ao evento esportivo planejado, organizado e executado com recursos próprios pela gestão municipal, sob a coordenação técnica na Diretoria Executiva de Esportes. A competição está planejada para 32 equipes, contemplando, exclusivamente, representações da sede e da zona rural do município.

Esse número de times possibilitará o formato “Copa do Mundo”, com fase de grupos, oitavas, quartas, semifinais e final. Prevista para acontecer de abril a julho, a competição promete movimentar o futebol amador, numa ampla integração das comunidades. O período de inscrições será de 9 a 15 de março, na sede da Secretaria de Educação e Esportes, na Rua Vigário Joaquim Pinto, com atendimento a partir das 8h. O Congresso Técnico está agendado para o dia 16 de março, com local e horário a definir.

Com o pensamento de contemplar o maior número de comunidades, os jogos serão realizados no Centro Social Urbano, na Vila Mendes, na Vila Urucuba, em Gameleira, Ribeiro do Mel, Duas Pedras, Sapé e no Estádio José Vareda, sendo este o palco da grande final. Só serão permitidos atletas de Limoeiro, pensando na valorização dos times e dos atletas locais. De acordo com a coordenação da competição, a forma de comprovação estará no regulamento da competição.

“Esse campeonato ficará na história. Uma competição puramente municipal. Não queremos colocar times de fora nem jogadores de outros municípios para prestigiar Limoeiro. Tenho certeza que vamos nos unir nesse processo”, comentou o prefeito Orlando Jorge, ao agradecer nominalmente aos mais de vinte representantes de equipes presentes ao lançamento da Copa Terra Amada de Futebol. “Se a gente faz bem feito este ano, para o ano a gente faz melhor”, completou o gestor.

Toda a logística de transporte das equipes, quando necessário e após análise da coordenação da competição, será garantida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Além disso, ambulâncias e equipes de saúde também estarão disponíveis para todas as rodadas. Já os campos passarão por revitalização antes de a bola rolar. A rodada inicial está marcada para 02 de abril, e a grande final para 27 de julho de 2023, data da Emancipação Política de Limoeiro.

“A Prefeitura de Limoeiro vai dar o suporte, mas, na verdade, quem faz a festa acontecer é cada um de vocês (dirigentes e atletas). Sabemos da importância desse momento para vocês e do cuidado que a gente precisa ter com a organização desse evento, para que ganhe quem realmente merece ganhar, para que tenha assistência no momento certo e para termos uma competição de alto nível. Vocês merecem todo cuidado, zelo e responsabilidade”, destacou o secretário da pasta, Fernando Melo.

Haverá premiação em troféus e medalhas para as equipes campeã e vice-campeã. Também terá troféu individual para artilheiro, melhor goleiro, destaque e revelação. Com relação à premiação em dinheiro, a gestão está firmando parcerias com a iniciativa privada. Os detalhes serão apresentados no Congresso Técnico. Ainda ocorrerá narração local das partidas e todas as equipes, segundo adiantou o prefeito Orlando Jorge, receberão padrão completo.

Responsável pela coordenação técnica da competição, o diretor executivo de Esportes, Gustavo Pereira, reforçou a importância da colaboração das equipes para o bom andamento dos jogos, a exemplo de cumprimento de horário previsto em tabela, padronização dos atletas e respeito às regras e regulamento. “É uma competição muito esperada por todos. Por onde a gente passava, escutava esse pedido da realização da Copa. Estou muito otimista para um grande evento”, pontuou Gustavo.