Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O cuidado com os animais também é gesto de amor. Com este pensamento, a Prefeitura de Limoeiro firmou parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Adoráveis Vidas Latas para ampliar as ações direcionadas aos animais abandonados pela cidade. Para reforçar o acolhimento dos pets, na terça-feira (14), Dia dos Animais, as duas instituições estiveram juntas na inauguração da sede social da ONG, instalada na Rua Professora Jandira, nº 675, no Bairro Santa Terezinha.

Antes mesmo de abrir oficialmente as portas da sede, a ONG Adoráveis Vidas Latas já mantém exitosa parceria com a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, tendo em vista que a organização atua no salvamento, na recuperação e na preparação dos animais para adoção, contando ainda com colaboração de mão de obra de voluntários e com doações de rações e medicamentos enviadas por pessoas que simpatizam com a causa animal.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou a inauguração e afirmou que naquele momento nasceu uma nova etapa da ONG. “Parabenizo toda a diretoria. A organização civil não governamental, como o próprio nome diz, é muito importante e precisa ser incentivada. Esse trabalho é duradouro e perseverante com os animais. Muitas vezes, infelizmente, animais são mutilados de acidentes e abandonados nas ruas. Toda essa equipe traz para nós a certeza de acreditar no voluntariado”, destacou o prefeito.

O gestor municipal também enfatizou que o trabalho realizado pela ONG Adoráveis Vidas Latas tem colaborado com a saúde pública no combate às zoonoses e na busca pela saúde animal, principalmente, daqueles que vivem nas ruas. “Esse trabalho deveria ser implementado pelo Ministério da Saúde, pelas Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais de Saúde. Em Limoeiro, estamos dando os primeiros passos com a implantação do Centro de Zoonoses e do Castramóvel”, listou Orlando.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Limoeiro, desde a implantação do serviço gratuito de castração de cães e gatos – que completará o primeiro ano em abril próximo – mais de 3 mil animais foram atendidos. “Depois de termos dado uma assistência forte aos animais que têm donos, agora estamos avançando, sobretudo, no olhar voltado para aqueles de rua”, garantiu o prefeito. A ação será integrada entre Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses e Saúde Ambiental.

Presidenta da ONG, Fábia Arruda lembrou que o grupo de voluntários enfrentou muitos desafios, mas a conquista da sede vem para mostrar que o esforço está valendo a pena. “A nossa equipe e eu estamos muito felizes por concretizar nosso sonho. Costumo dizer que um sonho sonhado sozinho não se realiza, mas, quando é sonhado em conjunto, a gente consegue realizar. E Deus mostrou isso. Depois de muita luta, conseguimos. Como os animais não têm voz, somos a voz e vez deles”, comemorou.

A gestora da Associação revelou que, individualmente, os amantes dos animais já faziam um trabalho de acolhimento e alimentação. Mas, no ano de 2018, eles resolveram se unir e fundar a ONG Adoráveis Vidas Latas, que soma cinco anos de serviços prestados. “Pedimos doações nas redes sociais e os integrantes da equipe também doam. Mas aqui (sede) não é abrigo, digo que é uma casa de passagem daqueles que não podem retornar às ruas, pois a despesa é muito grande”, finalizou Arruda.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a ONG pelo perfil no Instagram: @adoraveisvidalatas.