Na tarde desta terça-feira (8), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o encerramento do Curso Técnico Saúde com Agente. Oferecida por meio de uma exitosa parceria entre o Governo Federal, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Prefeitura de Limoeiro, a capacitação promoveu a formação técnica permanente de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate às Endemias (ACE) em um período de aproximadamente 10 meses.

O Saúde com Agente dispõe de 26 disciplinas, 40 teleaulas gravadas e quatro mil páginas de conteúdos elaborados para aulas interativas. Os objetivos da iniciativa são fortalecer a política de atenção primária, proporcionar melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços, reforçar um olhar apurado dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e melhorar a prestação de serviços aos usuários.

A solenidade de abertura do evento foi liderada pelo prefeito Orlando Jorge, pela secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Martins, pelos gestores das equipes da Rede Municipal de Saúde e pela coordenação da Atenção Básica. “Estou prefeito e sou profissional de Saúde. O Sistema Único de Saúde é uma bandeira que tenho orgulho de levantar. E aqui vejo diversos militantes do SUS dispostos a construir um SUS melhor”, declarou Orlando Jorge.

Na sequência, a enfermeira e educadora popular Mauriceia Santana, doutora em Ciências pela Fiocruz-PE e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz-PE, ministrou uma palestra com o tema: “O trabalho dos profissionais ACS e ACE no território vivo: resgatando a sua essência”. Em seu discurso para a plateia, a palestrante destacou a sua relação com a saúde pública no Brasil. “Devo ao SUS a profissional que eu sou. O SUS me permitiu criar minha família e oferece a milhões de brasileiros o acesso gratuito a serviços de qualidade”, apontou.

Para encerrar a programação, a gestão municipal realizou a entrega de certificados de honra ao mérito e kits de insumos materiais aos concluintes do curso. Durante o evento, a secretária Paloma Sonally sublinhou uma estatística importante. “A participação nesse curso foi voluntária, ou seja, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias participaram por livre e espontânea vontade. E temos um dado extremamente relevante: 95% dos nossos ACS’s e ACE’s se inscreveram no curso e concluíram o curso. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Com informações do Governo Federal