Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A Rede Municipal de Ensino de Limoeiro se prepara para mais um ciclo de desafios, aprendizados, descobertas e conquistas. Na manhã desta segunda-feira (31/07), último dia das férias escolares, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu a quarta edição da Formação em Rede, que abordou o tema: “Escolas são pessoas; pessoas são os seus valores”. Com o objetivo de capacitar os profissionais das escolas públicas municipais, o evento representou o pontapé inicial do segundo semestre do ano letivo de 2023. As aulas têm retorno programado para a próxima terça-feira, dia 1º de agosto.

A programação contou com café da manhã, cântico do Hino de Limoeiro por parte do projeto Música na Terra Amada, apresentações dos novos gestores escolares empossados no último dia 17 de julho e dos novos fardamentos dos estudantes, entrega de certificados aos membros da comissão organizadora do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar (CAGEL) – que selecionou os novos gestores em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) – e acolhida para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Discursaram na solenidade de abertura o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, a gerente da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe (GRE Vale do Capibaribe), Ana Xavier, o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, e a diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto.

Por fim, o professor Hugo Monteiro Ferreira, coordenador do Núcleo de Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), membro da Cátedra UNESCO de Leitura, mestre em Letras, especialista em Neuropsicologia e doutor em Educação, ministrou uma palestra com o tema: “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar”. Na ocasião, o palestrante falou sobre a necessidade de integração entre os profissionais de Educação, os estudantes e as famílias, de modo a formar gerações de crianças e adolescentes mentalmente saudáveis, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento social.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“Como afirma o patrono da Educação brasileira, Paulo Freire, ‘a escola é lugar de gente’. E hoje a gente se depara com um dilema que é apontado pelo sociólogo Zygmunt Bauman e diz que ‘a geração mais tecnologicamente equipada da história humana é aquela mais assombrada por sentimentos de insegurança e desamparo’. Portanto, o assunto da palestra é de grande relevância”, destacou a diretoria executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto.

O prefeito Orlando Jorge garante que os profissionais estão com as “baterias recarregadas” para encarar os desafios neste semestre que se inicia. “Temos aproximadamente 5.800 alunos na nossa Rede Municipal de Ensino e queremos ampliar esse número. Para isso, estamos empenhados em atender às demandas das comunidades escolares, capacitar os profissionais, proporcionar experiências pedagógicas exitosas aos estudantes e oferecer serviços de qualidade às famílias. Vim pedir apoio aos professores para que possamos vencer juntos as dificuldades, trabalhar de forma competente e correta e entregar uma educação de qualidade às nossas crianças, aos nossos adolescentes, jovens e adultos, que merecem ‘ver o sol nascer’, ou seja, adquirir conhecimento e melhorar de vida”, frisou.