Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Na manhã desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Limoeiro, por meio de uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Educação e Esportes, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, com parcerias do Centro de Criação Galpão das Artes e da Caravana do Palhaço Xililique, realizou a Caminhada do Dia D da Busca Ativa Escolar no Centro da cidade. A concentração ocorreu na Praça da Bandeira, e o percurso compreendeu a Avenida Santo Antônio, a Rua Doutor José Cordeiro, a Rua Santa Cruz e a Praça Comendador Pestana, local da sede do Governo Municipal. A programação foi animada pelas Bandas Marciais das Escolas Municipais Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino e Nossa Senhora dos Anjos.

Dentro de um plano integrado das escolas para a manutenção dos direitos dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Busca Ativa Escolar visa identificar e apoiar o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. De acordo com o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, os gestores e coordenadores das Escolas Municipais estão empenhados para garantir que todos os alunos em idade escolar sejam protagonistas nas salas de aula.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“Quem está matriculado, efetivamente, está vinculado e participando. Aqueles que não estão matriculados podem integrar a Rede Municipal. Fora da escola não pode. Dentro, sem aprender, também não”, reforçou Fernando.

Conforme os dados da pasta educacional, Limoeiro conta com mais de seis mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. “Isso é importante, isso é bom, mas, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade de garantir a permanência desses estudantes, permitindo que eles efetivamente possam utilizar ao máximo os serviços educacionais que o município oferece”, completou Fernando.