Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Proporcionar transformação social é um dos maiores compromissos da Prefeitura de Limoeiro. Nesse contexto, a parceria com organizações sociais é fundamental. No âmbito dos esportes, o Projeto Alcatéia, que conta com o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, vem conquistando destaque e adesão entre o público jovem. A escolinha de futebol atende aproximadamente 40 crianças e jovens da “Princesa do Capibaribe”.

A faixa etária dos integrantes é de 12 a 22 ano. Os treinamentos acontecem aos sábados, das 13h às 16h, no Centro Social Urbano (CSU). O projeto visa promover a inclusão social através do esporte, incentivar hábitos saudáveis e revelar talentos para Limoeiro, cidade reconhecida como celeiro de craques no cenário estadual. Além disso, é cientificamente comprovado que a prática de atividades esportivas melhora o desempenho escolar de crianças e jovens.

De onde vem o nome do projeto? Na Língua Portuguesa, a palavra “Alcatéia”, que batiza a escolinha, significa “coletivo de lobos”. Um dos organizadores da iniciativa é o influenciador digital e servidor público limoeirense Ítalo Eduardo. E por que ela se chama Projeto Alcatéia? “O projeto está nomeado como alcateia, pois tem como lemas os três fundamentos de um coletivo de lobos: respeito, força e união”, explica Eduardo. Essas três palavras nomeiam as equipes compostas pelas crianças e pelos jovens atendidos pelo projeto. “Os nossos três times se chamam Alpha, Beta e Ômega, que querem dizer, na ordem, força, união e respeito”, completa o digital influencer.

O pai ou a mãe que se interessar em inscrever o filho deve comparecer ao Centro Social Urbano, local dos treinamentos, para preencher a ficha de inscrição com informações referentes à documentação da criança ou do jovem. O projeto, inclusive, planeja se estender para o público feminino, de modo a aumentar a adesão e a ampliar sua capacidade de transformação social, a partir da metade deste ano. “Pretendemos, a partir de junho, abrir a modalidade feminina de futsal e futebol”, pontua Ítalo Eduardo. O contato pode ser feito através do Instagram: @alcateiaaofc_.