Arte: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Nesta quinta-feira (23), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Esportes promoveu um encontro significativo com familiares de estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais para anunciar o lançamento do projeto “Escola em Tempo Integral”. O novo modelo educacional será implementado, neste primeiro momento, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos. As instituições a serem contempladas são as Escolas Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo e João Heráclio Duarte.

Durante a reunião, os pais e responsáveis tiveram a oportunidade de participar ativamente e esclarecer suas dúvidas sobre o impacto dessa modalidade de ensino na rotina de seus filhos na Rede Municipal. “A proposta do ensino em tempo integral vai além do tempo de permanência na escola, buscando proporcionar uma formação mais completa, com enfoque não apenas nos aspectos acadêmicos, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos estudantes”, explicou a diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto.

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Já aplicadas em escolas das redes Estadual e Privada de Ensino, as aulas em tempo integral oferecem uma variedade de atividades extracurriculares e apoio nas tarefas escolares, acesso a programas culturais, esportivos e artísticos. “O ensino em tempo integral tem se mostrado uma abordagem pedagógica enriquecedora e incentivado a convivência e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, concluiu Valquíria.

Em pronunciamento às famílias limoeirenses na sua página oficial, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes escreveu: “Ao expandir o tempo de permanência dos alunos na escola, a Rede Municipal de Limoeiro pretende proporcionar um ambiente mais propício ao aprendizado, favorecendo não apenas o desempenho acadêmico, mas também a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro. A implementação da Escola em Tempo Integral reflete os compromissos do Governo Municipal de oferecer uma educação de qualidade e investir no desenvolvimento integral dos estudantes”.