Na manhã de sábado (5), no Hospital Regional José Fernandes Salsa, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, o diretor da unidade hospitalar, Ijaciel Soares, e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limoeiro recepcionaram a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, em uma importante agenda. Na ocasião, foi apresentado aos 20 municípios que compõem a II Gerência Regional de Saúde (II GERES) o programa estadual Cuida PE.

A iniciativa do Governo de Pernambuco tem o objetivo de reduzir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e exames na Rede Estadual de Saúde. São ofertados, de forma gratuita, exames de Raio-X, cirurgias de histerectomia total, mamografia, mastectomia e de laqueadura tubária, inserção de DIU, pré-natal de alto risco, biópsias, etc. No Hospital Regional de Limoeiro, no dia da visita da comitiva estadual, 17 cirurgias foram realizadas pelo mutirão coordenado pelo Cuida PE.

Em entrevista coletiva, a governadora Raquel Lyra destacou que o Cuida PE visa otimizar os serviços e reforça o caráter público e democrático do SUS. “Estamos trabalhando em 19 hospitais no Estado inteiro para reduzir as filas de cirurgias e fazer com que as pessoas sejam atendidas mais perto de suas casas. Esse é um clamor da população, é um dos grandes desafios de Pernambuco. O Estado e os Municípios, e também os integrantes do Poder Legislativo, estão engajados em uma única linha, para que o Estado possa atender melhor o nosso povo. Tenho certeza de que esse trabalho, realizado de forma sistemática, fará com que as filas para cirurgias sejam páginas do passado”, afirmou.

Acompanhado do vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) e de uma comitiva composta por secretários municipais, diretores executivos, assessores e servidores, o prefeito Orlando Jorge avaliou a visita técnica do Governo do Estado de forma positiva. O gestor pontuou que o governo municipal seguirá prestando atenção ao Hospital Regional José Fernandes Salsa, unidade subordinada à Secretaria Estadual de Saúde, reforçando a parceria entre os entes federativos. “Nossa gestão continua atenta às demandas da população e à prestação de serviços para o nosso povo, de modo a garantir a qualidade dos trabalhos. Nossa atuação para Limoeiro melhorar e avançar em todas as áreas acontece todos os dias. Nesse contexto, a parceria com o Governo do Estado é muito importante”, sublinhou.