O desenvolvimento humano, a garantia de direitos e a defesa à cultura de paz estão entre as pautas prioritárias do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizou na última quarta-feira (13), na Sala do Empreendedor de Limoeiro, mais uma reunião de acompanhamento e fornecimento de material pedagógico.

A coordenadora do SCFV Limoeiro, Flaviana Santiago, explica que as reuniões do setor são realizadas em frequência mensal. “Após os encontros, as orientadoras sociais fazem o acompanhamento dos seus respectivos núcleos ou suas respectivas comunidades. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), a gente faz o acompanhamento das crianças, dos adolescentes e das famílias. As atividades desenvolvidas incluem tanto a parte física quanto a parte lúdica”, afirmou.

O tema a ser abordado nos próximos encontros das orientadoras sociais do SCFV com as famílias atendidas pelo serviço é: “A convivência com o respeito e a tolerância”. De acordo com o material que será aplicado, os cinco passos para a tolerância são: ser um bom ouvinte; respeitar opiniões diferentes; exercitar a paciência; ser autocrítico; colocar-se no lugar do outro.

O que é o SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) faz parte do conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferece oportunidades de melhoras de perspectivas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social.

As finalidades do SCFV são fortalecer as relações familiares e comunitárias e valorizar o pensamento coletivo. Além disso, o serviço promove integrações e trocas de experiências através de atividades educativas, artísticas e culturais, rodas de conversa, palestras, passeios e momentos de lazer.