Arte: Diretoria Executiva de Imprensa e Comunicação

Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes para o redirecionamento de ações pedagógicas, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Esportes, irá realizar a Avaliação Diagnóstica 2023. As provas serão aplicadas em dois grupos diferentes.

Dos dias 21 a 23 de março, cerca 1400 alunos, das turmas de 2º, 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental, irão realizar as provas dos componentes curriculares de Lingua Portuguesa e Matemática. Dos dias 28 a 30 de março, será a vez das turmas de 1º, 3º, 4º, 6º, 7° e 8º Ano, formadas por mais 2500 alunos, que participarão das avaliações.

Essas provas também atenderão aos mesmos componentes curriculares. A grande novidade da Avaliação Diagnóstica deste ano é a adição da prova de Ciências, que será aplicada para todos os alunos dos Anos Finais.

Segundo a diretora executiva de Ensino, Valquíria Pinto, é a partir dos resultados que os educadores terão mais um instrumento para direcionar, avaliar e planejar os trabalhos em sala de aula. “Em breve, apresentaremos o resultado das avaliações. Com eles, teremos uma forma de reavaliar planos, além de garantir que a Educação tenha também mais uma ferramenta para o direcionamento das políticas públicas voltadas à observação dos efeitos da pandemia”, informou Valquíria.

Para o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, a Avaliação é muito significativa para a gestão. “É uma ação de extrema importância para que a Rede Municipal de Ensino demonstre para a sociedade a aprendizagem de todos os alunos e, também, para que os professores e gestores escolares tenham acesso a um leque de informações que permitam traçar estratégias ainda melhores para o ano letivo de 2023”, destacou.

Reunião

No dia 16 de março, a partir das 13h, no Ginásio de Limoeiro, está marcada uma importante reunião para informar tudo sobre a aplicação da Avaliação Diagnóstica: calendário, gabarito e outras dúvidas pertinentes às provas. O encontro irá reunir gestores e coordenadores da Rede Municipal de Educação.