Arte: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, lançou, nesta terça-feira (19), o edital do processo simplificado de seleção de docentes pedagogos e de docentes tutores de Língua Portuguesa e Matemática para o Projeto Saber Mais, que oferece reforço escolar na Rede Municipal de Ensino. A inscrição e a entrega do currículo são exclusivamente presenciais e ocorrem de 19 a 21 de setembro, das 8h às 17h, na sede da SMEE, que fica na Rua Vigário Joaquim Pinto, número 643 A, no Centro.

Há 20 vagas para pedagogos e cinco para tutores. A seleção será dividida em três etapas: análise curricular; apresentação de plano de aula; e entrevista e defesa do plano. De acordo com o cronograma, os candidatos deverão entregar o plano de aula de forma presencial na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro. Já a entrevista e a defesa do plano acontecerão entre os dias 25 e 26. O resultado preliminar está previsto para 27 de setembro, enquanto o resultado final tem divulgação programada para o dia 29.

Os selecionados receberão uma bolsa de adesão, sendo R$ 1,5 mil para professor pedagogo e R$ 720 para professor tutor. As aulas de reforço escolar serão aplicadas de outubro a dezembro deste ano. O edital completo, que inclui detalhes como carga horária da jornada de trabalho e ficha padrão de inscrição, pode ser conferido na edição desta terça (19) do Diário Oficial dos Municípios ou na página da Secretaria Municipal de Esportes no Instagram (link ma Bio). A ficha padrão de inscrição está em anexo ao edital.

Saber Mais

Lançado pelo Governo Municipal em 2022 e relançado em 2023, o projeto se trata de uma proposta de intervenção a ser desenvolvida em aulas extras ofertadas a estudantes das turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais ao 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os alunos serão selecionados para o projeto de acordo com o resultado de avaliações internas e externas de Língua Portuguesa e Matemática.

A etapa dos Anos Iniciais (3º, 4º e 5º Anos) contará com até 300 estudantes, os quais serão agrupados em turmas de até 15 componentes. As aulas serão ofertadas no contra turno, em três dias da semana. Por sua vez, a etapa dos Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º Anos) terá até 200 estudantes, agrupados em turmas de até 20 componentes. Nesse contexto, as aulas serão aplicadas em uma dia útil da semana, no contra turno, ou aos sábados, pela manhã.

Instituído pela Lei Municipal número 2.470 de 2023, a iniciativa o Saber Mais tem o objetivo de ofertar novas oportunidades de ensino, a fim de elevar a aprendizagem dos estudantes diagnosticados com baixo desempenho no processo de Alfabetização e nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.