Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Buscando elevar o desempenho dos estudantes e os índices educacionais do município, a Prefeitura de Limoeiro elaborou mais uma importante iniciativa. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, por meio da Coordenação dos Anos Iniciais, lançou a edição 2023 do “De olho no Saeb”. O projeto foi apresentado na quinta-feira (30), nos períodos da manhã e da tarde, para os professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a coordenadora dos Anos Iniciais, Selma França, o “De olho no Saeb” visa fornecer elementos que contribuam com os trabalhos dos professores e, paralelamente, ofereçam aos estudantes a vivência com itens na perspectiva proposta por esse sistema de avaliação. “A equipe dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental reuniu esforços e elaborou um rico material com lições, verificações de aprendizagem e simulados. Esse material que contempla os descritores de Lingua Portuguesa e Matemática serão agregados ao trabalho dos professores em sala de aula”, explicou Selma.

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Além das lições, os estudantes também serão avaliados mensalmente. As avaliações envolverão as habilidades contempladas nas atividades trabalhadas nesse período. Durante todo o processo do projeto, os alunos serão submetidos a dois importantes simulados. Em breve, o cronograma de aplicação das lições será divulgado com os horários pré-definidos pelas escolas.

O que é o SAEB?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas, aplicado em larga escala e a nivel federal, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho educacional dos estudantes.