Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu a Aula Magna do Curso de Atualização em Gestão Escolar de Limoeiro (CAGEL). O encontro aconteceu na terça-feira (11), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Limoeiro (CDL Limoeiro), reunindo os professores inscritos no edital de seleção para novos gestores das unidades da Rede Municipal de Ensino. A aula integra o cronograma de atividades do processo democrático de escolha.

Convidado como palestrante, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Natanael José, explicou que, entre as condicionalidades do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), principal fonte de financiamento da educação pública, está a seleção de gestores, ponto que Limoeiro antecipou mesmo antes da legislação federal. Na pauta da palestra, ele abordou legislação, diretrizes educacionais e experiências de gestão educacional, além de outras demandas do setor.

“Tivemos a oportunidade de conversar com os professores que vão passar pelo processo de formação e terão a condição de concorrer às vagas de gestores escolares. É um momento ímpar para Limoeiro e traz o que mais desejamos, que é a garantia do processo democrático nas escolas”, comentou Natanael. “Que ocupe essa condição de liderança e de gestão quem de fato se identifica e gosta de fazer educação do ponto de vista do gerenciamento”, completou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Ao ressaltar a importância da formação, a professora Joveci Santiago definiu a ocasião em duas palavras: “gratificante e produtivo”. O encontro também tem motivado as futuras gestoras escolares. “O que me incentivou a partir para essa inscrição foi esse primeiro momento. É conhecimento, e conhecimento ninguém tira de você. Por mais que você tenha experiência, você precisa estar se atualizando”, destacou a professora Socorro Souza.

O professor José Fernando sublinhou a importância do formato democrático adotado antecipadamente pela Prefeitura de Limoeiro. “É gratificante perceber que, dentre os municípios pernambucanos, Limoeiro está despontando para a gestão democrática, abrindo processo seletivo e oportunizando para todos os professores da rede municipal participar. Quando você está dentro do processo, percebe a importância do que é fazer gestão pública com qualidade”, avaliou Fernando.

Integrante da comissão do processo seletivo, a professora Roseli Raulinho ressaltou que nesse modelo não existe indicação política, o que fortalece o fator democrático. “Alguns professores queriam fazer parte da gestão, mas nunca tiveram oportunidade, porque, antigamente, era por indicação política. Agora, eles têm a oportunidade de mostrar o trabalho”, enfatizou Roseli. Após o curso preparatório, os inscritos passarão por prova, entrevista, análise curricular e plano de gestão.