Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Dentre as inúmeras atividades realizadas pela Prefeitura de Limoeiro para o retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino está a capacitação dos professores. Entendendo que a preparação deles resulta na qualidade de ensino ofertada aos mais de seis mil alunos matriculados nas escolas municipais, a Secretaria de Educação e Esportes promoveu a III Formação em Rede, abordando o tema: “Escola: Espaço de Múltiplas Interações, Cooperação e Partilha”.

Os educadores estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira (1°), no Espaço Vera Galdêncio, para palestras, trocas de experiências e atividades de integração. “O ano letivo começa no dia primeiro de fevereiro com a acolhida dos profissionais, particularmente os professores. Foi um momento importante dentro de um tema que é o espaço da escola”, destacou o secretário da pasta, Fernando Melo. Ele também confirmou o retorno dos alunos às salas de aula para o próximo dia 6 de fevereiro.

Na grade da programação do evento, o palestrante Roberto Montanha apresentou um conteúdo de motivação, integração e animação. “É uma grande satisfação retornar a Limoeiro para motivar profissionais tão essenciais para a sociedade com uma mente empreendedora. Os professores são empreendedores do futuro”, celebrou Montanha.

Fernando Melo avaliou de forma muito positiva a ação. “Começamos bem. Começamos com a categoria e com a nossa participação no sentido de ser o apoio daquele que está na sala e faz a educação acontecer. O processo acontece no espaço da sala de aula, com o professor e o aluno. Nós que coordenamos e gerimos somos coadjuvantes”, ressaltou.

No momento da acolhida, o secretário renovou o compromisso da gestão municipal para com a valorização dos professores do município, reconhecendo o empenho deles na garantia da oferta de ensino de qualidade aos estudantes. “O momento da sala de aula é de parceria, onde o professor ensina e acaba aprendendo com o estudante. Nesse momento de construção coletiva e sociabilização, a gente exercita a cidadania e a democracia”, enfatizou Fernando.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Sala de Aula

Ao avaliar que os momentos vivenciados dentro da sala de aula decidem os rumos e os caminhos da sociedade, o secretário classificou como “extraordinária” a formação da equipe que integra o quadro da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro. “A gente acredita que a nossa equipe de professores tem sido extraordinária no sentido de darmos essa contribuição para uma sociedade melhor”, pontuou Fernando, ao adiantar que os encontros de formação serão intensificados este ano.

Representando o prefeito Orlando Jorge, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) relembrou que a capacitação e a valorização dos profissionais do quadro da Prefeitura integram o Plano de Governo. “A gente vê a seriedade que o Governo Municipal, sob a coordenação do prefeito Orlando Jorge e da equipe de Educação, tem no cuidar das pessoas”, destacou Barbosa. “Temos uma secretaria dialogando com os professores, acolhendo as demandas e transformando-as em realidade”, completou.