Nos dias 23, 24 e 30 de agosto, a Prefeitura de Limoeiro, por meio de uma grande articulação entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Saúde e de Educação e Esportes, promoveu a edição 2023 da Semana do Bebê. Vivenciada no Espaço Vera Galdêncio, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros Municipais de Educação Infantil do município, a programação contou com momentos de recreação e contações de histórias para crianças, além de rodas de conversa e debates entre os profissionais e as famílias.

Destinada à Primeira Infância, fase que abrange crianças de 0 a 6 anos de idade, a Semana do Bebê tem o objetivo de proporcionar lazer e interação entre a criançada. Além disso, é um momento oportuno para os profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação debaterem sobre políticas públicas para essa faixa etária.

Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro

“A Semana do Bebê mostra o empenho da gestão municipal no cuidado com as crianças. E é um importante critério dentro do Selo Unicef”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Na parte de lazer, os animadores foram a arte-educadora Fernanda Lima, a banda dos profissionais das Academias da Saúde, a Kombi Brincalhona e a Turma do Tio Jajá. Idealizada e promovida pelo Centro de Criação Galpão das Artes, a Kombi Brincalhona é promovida em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro – por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania -, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), a empresa DUAL e o Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). “O brilho esteve presente nos olhos da criançada, que aplaudiu e apreciou cada apresentação. A programação da Kombi Brincalhona teve contações de histórias, teatro e arte circense”, detalhou o gestor do Galpão das Artes, Fábio André.

Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

O encerramento da programação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Sagrada Família, na tarde desta terça-feira (29), com contações de histórias e brincadeiras. A história infantil narrada para os pequenos foi “Meninos de Todas as Cores”, escrita por Luísa Ducla Soartes. A atividade foi aplicada por uma equipe composta por professoras, coordenadoras e apoiadoras escolares. Participaram da ação os alunos da creche anfitriã e dos CMEIs Padre Luís Cecchin, Irmã Marta e Mãe Maria Beata.

Na mesma data, a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima promoveu momentos de recreação para os bebês da comunidade. As usuárias atendidas pela UBS que estão vivenciando a experiência da maternidade também foram contempladas na programação através de ações educativas.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro