Chegou o dia tão aguardado pelos desportistas limoeirenses. Na manhã de domingo (2), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, deu o pontapé inicial da primeira edição da Copa Terra Amada de Futebol. A abertura do maior torneio de futebol amador da região foi realizada no campo do distrito da Vila Urucuba. Além deste, outros sete gramados serão palcos dos jogos da competição: Ribeiro do Mel, Duas Pedras, Vila Mendes, CT do Atlético Pernambucano (Gameleira), Sapé, Centro Social Urbano e Estádio José Vareda. As rodadas serão disputadas sempre aos domingos e feriados, com jogos às 8h e às 14h.

A Copa Terra Amada de Futebol tem o intuito de mobilizar as comunidades urbanas e rurais da “Princesa do Capibaribe” e incentivar a prática de atividades esportivas. O certame conta com a participação de 34 equipes, que são divididas em oito grupos, sendo seis de quatro equipes cada e dois de cinco times cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final e os vendedores do mata-mata se classificam, na sequência, às quartas de final, semifinais e final. A grande final está agendada para o feriado da Emancipação Política de Limoeiro (27/07) e será disputada no Estádio José Vareda, a partir das 15h. O patrocinador master do evento é a empresa BateuBet.

Sempre presente nos eventos do governo municipal, o prefeito Orlando Jorge se mostrou entusiasmado com a concretização de mais uma ação da gestão. Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo Municipal recordou o caminho percorrido pela comissão organizadora, pelos dirigentes e pelos atletas até a bola rolar. “Quero dizer que é uma honra estar vivenciando esse momento com a juventude dos quatro cantos da nossa cidade e das comunidades da zona rural. Os times se organizaram, estiveram no evento de lançamento e participaram do Congresso Técnico. Para nós, é a certeza de estarmos fazendo uma grande valorização dos nossos ‘pratas da casa’, ressurgindo o futebol amador e fazendo com que essa meninada possa praticar esporte e praticar futebol”, afirmou.

Imagem aérea: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

Todos os times e todos os jogadores, vale ressaltar, são originários de Limoeiro. “Estamos prestigiando os jogadores de Limoeiro, como mostra o regulamento. Tenho certeza de que vai ser brilhante essa Copa nos oito campos de futebol, na cidade e na zona rural, vivenciando um bom futebol. Vamos garantir a alegria da juventude por participar da primeira edição da Copa Terra Amada”, concluiu Orlando Jorge.

Unir as comunidades através da paixão brasileira que é o futebol é o principal objetivo da Copa Terra Amada, destaca o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo. “A gente sentiu uma participação muito intensa quando a Copa Terra Amada de Futebol foi anunciada. As inscrições se encerraram rápido. Ao longo dos próximos meses, até o dia 27 de julho, nós estaremos em várias comunidades, levando toda a estrutura e mobilizando todos que estão animados para essa participação. Nós acreditamos que, saindo da pandemia e retomando o futebol amador da nossa terra, nós percebemos a grande expectativa e o abraço que foi dado por todos que fazem o futebol de Limoeiro. É nítido o brilho nos olhos das pessoas que se envolvem nesta causa”, sublinhou.

Um dos favoritos ao título de campeão da Copa Terra Amada é o Limoeiro Futebol Clube, formado por um elenco que mescla jovens talentos e jogadores veteranos com passagens por clubes profissionais. “É uma emoção muito grande para todos nós que batalhamos pelo futebol de Limoeiro, vivenciar este momento. Foi um início de campeonato majestoso, e Limoeiro necessitava disso. A iniciativa foi muito bonita e aplausível para todos que tiveram essa ideia. Esse é o caminho para o futebol de Limoeiro se reerguer”, comentou o ex-goleiro do Centro Limoeirense e dirigente do Limoeiro FC, Fabinho.

A partir de agora, 34 equipes correrão atrás do tão sonhado grito de campeão. A Prefeitura de Limoeiro deseja, desde já, uma ótima Copa Terra Amada a todos os participantes.

Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

Resultados do primeiro dia de jogos da Copa Terra Amada de Futebol 2023:

Grupo E
Limoeiro F.C. 2 x 1 Villarreal
Vera Cruz da Vila Urucuba 0 x 0 Serra dos Carneiros

Grupo F
Urucuba 1 x 2 C.A.C.R.
Remo do Sítio Guia 1 x 2 Vitória da Vila Mendes

Confira, a seguir, os grupos da Copa Terra Amada de Futebol 2023. A tabela de jogos está disponível nas redes sociais da Prefeitura de Limoeiro. Clique aqui para o acesso ao Instagram e aqui para o acesso ao Facebook.

Grupo A: Nova Geração, Sport do Sítio Mangação, Corinthians de Salobro e Dinamyco;

Grupo B: Tottenham, Palmeiras de Ribeiro do Mel, Guarani e Ladeira Vermelha;

Grupo C: Náutico do Loteamento Santana, Espigão FC, Pirauíra e Ypiranga;

Grupo D: Corinthians do Sítio Almirante, Fortaleza de Ribeiro do Mel, Ribeiro do Mel FC e Sport Club Ribeiro do Mel;

Grupo E: Limoeiro FC, Villareal, Serra dos Carneiros e Vera Cruz da Vila Urucuba;

Grupo F: Urucuba FC, C.A.C.R., Remo do Sítio Guia e Vitória de Vila Mendes;

Grupo G: Brasiliense, Real Madrid dos Coqueiros, Juventude de Vila Mendes, Sucatão e Barbozão FC;

Grupo H: Criciúma de Cabeça de Vaca, Juventus de Ribeiro do Mel, Atlético Limoeirense, Lazio de Duas Pedras e São Paulo do Loteamento Santo Antônio.