Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

Em Limoeiro, os avanços na qualidade do ensino ofertado na Rede Municipal de Ensino refletem em números e conquistas. Oriundos de escolas municipais, 36 alunos foram medalhistas na IX Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), ampliando a galeria de premiações dos estudantes limoeirenses. Com a fundamental colaboração do corpo docente, além de medalhas de ouro, prata e bronze, os participantes alcançaram algo ainda mais valioso: conhecimento.

E como forma de reconhecer o esforço e a dedicação dos estudantes, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu, na tarde da última quarta-feira (8), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), uma cerimônia de premiação, com as participações do prefeito Orlando Jorge, e do secretário da pasta, Fernando Melo, além do presidente da comissão organizadora da OBRL, Senun Nunes. Familiares e professores dos medalhistas também estiveram nesse encontro.

“Fizemos um momento extraordinário, onde pudemos reconhecer publicamente o esforço e a dedicação dos estudantes, dos professores, das equipes gestoras, das famílias que apoiaram, e que esse somatório se traduziu em trinta e seis medalhas para o nosso município. Desse total, tivemos sete de ouro. Então, muito significativo, sobretudo, pela participação, pela alegria e pelo entusiasmo desses jovens que participaram e conquistaram as medalhas”, destacou Fernando Melo.

A disputa da OBRL foi realizada em 2023, porém as premiações estão acontecendo este ano. O público da disputa estudantil contemplou estudantes matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Tivemos premiação em todos os anos e isso, para a gente, é motivo de muita alegria por sabermos que estamos no caminho certo, e que os nossos professores e as nossas equipes estão dando uma contribuição extraordinária para que o processo do ensino possa acontecer”, enfatizou o secretário.

Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

O raciocínio lógico, uma habilidade vital para o futuro, foi o centro das atenções. Em um mundo onde a resolução de problemas é uma habilidade cada vez mais requisitada, a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico desempenha um papel crucial. Ao unir escolas e desafios lógicos, essa competição não apenas estimula o pensamento crítico, mas também promove o desenvolvimento de habilidades como memória, criatividade e destreza.

Como na avaliação interna da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro a participação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino na OBRL também representa conquista, Fernando Melo detalhou que, em média, entre 80 e 100 alunos – por escola – disputaram do desafio, totalizando aproximadamente 800 participantes do município. A premiação foi dividida por níveis, com os medalhistas sendo reconhecidos pelo desempenho individual.

Num comparativo dos números alcançados em 2023 com os dois anos anteriores, Limoeiro apresentou resultados crescentes no quadro geral de medalhas e nas conquistas de ouro. A estudante Ana Cláudia, do 9º ano da Escola Municipal Aluísio de Aquino, localizada no Sítio Ribeiro do Mel, participou pela primeira vez da OBRL e foi uma das que conseguiu o lugar mais alto do pódio. “Agradeço a Deus, primeiramente, à minha família e aos professores”, comemorou a aluna.

O engajamento de Limoeiro para estimular a participação dos alunos foi elogiado pelo presidente da comissão organizadora da OBRL, Senun Nunes. “É gratificante perceber que as redes municipais estão se engajando cada vez mais na Olimpíada de Raciocínio Lógico, e isso graças ao trabalho da Secretaria de Educação, que percebeu a possibilidade de enxergar nos seus alunos competências e habilidades que poderiam ser trabalhadas nessa Olimpíada”, pontuou Nunes.

Reconhecimento aos educadores

Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

Além dos alunos, os professores também foram reconhecidos pelo comprometimento e dedicação dentro e fora da sala de aula. Os educadores municipais Allan Jones Labanca, Maria José Oliveira, Lucas Vinícius, Eudes de Andrade, Paulo Sérgio, Maria Imaculada, José Reginaldo (Neno), Raimundo Arlindo, Marcelo Magno, Bárbara Cavalcante e José Victor Cruz integram a lista de educadores responsáveis pelas 36 medalhas conquistadas para Limoeiro.

A lista de alunos premiados está disponível na página da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.