Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O incentivo à prática esportiva tem sido uma pauta constante na lista de ações da Prefeitura de Limoeiro. Em todas as modalidades e para todas as idades, a gestão tem assumido o compromisso de promover e incentivar aos limoeirenses o desenvolvimento esportivo e cidadão. Na manhã do último domingo (18), na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o Jiu-Jitsu Coliseum Open GG foi mais um evento promovido na cidade com esse importante apoio do poder público municipal.

O prefeito Orlando Jorge, entusiasta da introdução do esporte como ferramenta social na vida de crianças e adolescentes, acompanhou algumas disputas e fez entregas de premiações no pódio do evento. “Quero parabenizar todos os desportistas por essa grande iniciativa. Nossa gestão orgulhosamente incentiva a prática de atividades esportivas. O esporte é sinônimo de vida saudável, união e resiliência”, destacou o chefe do Poder Executivo Municipal.

Atualmente, o Governo Municipal mantém parceria com a AABB para que a quadra poliesportiva da instituição seja utilizada gratuitamente por seleções e clubes municipais, além de eventos esportivos em geral. No Jiu-Jitsu Coliseum Open GG, a Prefeitura de Limoeiro garantiu apoio por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. “Parabéns pelo incentivo na prática esportiva, onde jovens e crianças têm muito a ganhar”, comentou a farmacêutica Flávia Medeiros.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Integrante da comissão organizadora, Edvaldo Correia (“Bau da Capoeira”) relatou que a prática do Jiu-Jitsu na cidade tem aberto portas para outras modalidades. Com relação ao evento realizado na AABB, ele disse que a ação marcou um trabalho desenvolvido durante todo o ano. “Esse evento estava previsto para dezembro, mas, por conta do clima na época, preferimos fazer agora (em fevereiro). O resultado do evento fala por si só. A turma participando, os atletas presentes, e o resultado é gratificante”, comemorou Edvaldo.

Parte dos atletas participantes são oriundos de projetos sociais desenvolvidos em vários pontos da cidade, a exemplo da Rua da Amizade, da Escadaria do Redentor, da Associação de Moradores do Bairro João Ernesto, da Congal e da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. “Isso é fazer política pública voltada para aqueles que são mais humildes”, declarou Correia. “Quero agradecer à Prefeitura de Limoeiro e a cada colaborador. Ninguém faz nada só”, completou. Ele adiantou que o planejamento é inserir o evento no calendário esportivo de Limoeiro.

Esporte nas comunidades

O projeto que visa ensinar Jiu-jítsu gratuitamente em Limoeiro segue de portas abertas para novos alunos. De acordo com “Bau da Capoeira”, as crianças e os adolescentes interessados, com a autorização dos pais, podem procurar os polos instalados nas comunidades. “O objetivo maior do trabalho é resgatar vidas. Eu acredito que é melhor as crianças praticarem qualquer modalidade esportiva do que estarem nas ruas com más companhias”, finalizou o voluntário.