Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Diante do crescente número de casos suspeitos e confirmados para Dengue em Pernambuco, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem executado ações de bloqueio e prevenção para garantir a proteção da população contra a doença. A mais recente foi a Capacitação sobre Manejo Clínico das Arboviroses, ministrada pelo médico infectologista Gabriel Serrano. O evento ocorreu no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin, na manhã da última terça-feira (5), tendo como público-alvo os profissionais que atuam na Atenção Básica.

De acordo com a secretária de Saúde, Paloma Sonally, a iniciativa de treinar os profissionais é fundamental para o diagnóstico precoce dos sinais de alarde para Dengue. “Esses profissionais vão estar manejando esses pacientes acometidos por Dengue no território da Unidade Básica de Saúde”, explicou Paloma. “Eles saíram do treinamento com bastante conhecimento para que sejam colocados lá na ponta, na própria Unidade de Saúde”, completou a secretária.

Durante o treinamento, Gabriel Serrano lembrou que há casos de Dengue no país há mais de 40 anos, porém, existem as atualizações. “Coisas importantes que precisam ser lembradas e informações novas que devem ser passadas. Costumo dizer que essa dobradinha da ciência com a informação faz toda a diferença. Quando falamos de epidemias e pandemias, a informação salva vidas e a falta de informação leva vidas. Quanto mais gente estiver informada ou melhor informada, a gente conseguirá tratar melhor e evitar riscos”, pontuou Serrano.

A enfermeira Mirella Andrade tem a missão de lidar diariamente com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela foi uma das participantes da capacitação, e o aprendizado já começa a ser levado para o território. “Como a área da saúde sempre tem atualizações, mudanças de protocolos, é importante estarmos por dentro de todas as informações mais recentes”, avaliou Mirella. Além do corpo técnico de Enfermagem da Atenção Básica, os médicos das UBS também participaram do treinamento.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

No contínuo trabalho de combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue e outras arboviroses, a exemplo do Zika Vírus e da Chikungunya, todos os profissionais da UBS têm papel fundamental, a começar pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combates às Endemias (ACE). Em Limoeiro, esses dois grupos já fazem o monitoramento dos possíveis focos de Dengue, assim como repassam orientações e procedem com os encaminhamentos quando os pacientes apresentam os sintomas.

Diretora executiva da Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Emmanuela Kethully ressaltou que a integração dos profissionais capacitados contribuirá no melhor manejamento dos casos de arboviroses identificados nas UBS: “O que nós queremos é prevenir os casos, trabalhando com Educação em Saúde”. A diretora ainda sublinhou que, neste mês de março, foi reativado o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses com participação da sociedade, de profissionais e de gestores.

“Os casos suspeitos identificados devem dar entrada, preferencialmente, nos territórios, nas Unidades Básicas de Saúde”, destacou Emmanuela, ao explicar que as arbovirores não são apenas os casos de Dengue, mas o conjunto de doenças que envolve Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais popular: Dengue. “Febre, dores articulares e musculares, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, manchas nas peles, que são placas vermelhas, em qualquer caso de sinais como esses não façam automedicação. Procure o posto de saúde perto da sua residência e busquem atendimento médico”, finalizou a diretora.