Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Buscando garantir cada vez mais solidez dos recursos e transparência na gestão pública, a Prefeitura e o Fundo Previdenciário do Município de Limoeiro (LimoeiroPrev) promoveram, na manhã da última terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a reunião do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do LimoeiroPrev. O encontro também marcou a apresentação dos novos conselheiros e a pauta trouxe a apresentação do estudo atuarial com base no ano de 2023 e nos primeiros cinco meses de 2024 do fundo dos servidores públicos municipais.

“Esse estudo nos mostra mais uma vez que estamos crescendo e ficando cada vez mais sólidos e capitalizados”, afirmou o presidente do LimoeiroPrev, Lauro Bandeira. “Na atual gestão, com a responsabilidade que a Prefeitura teve de nos mandar o dinheiro no tempo certo, de pagar suas obrigações corretas, de pagar aqueles parcelamentos que ficaram dos exercícios anteriores, tudo isso nos ajuda a administrar e conduzir dessa forma”, reforçou Bandeira. Neste mês de maio, os aposentados e pensionistas do LimoeiroPrev receberam seus benefícios no dia 23.

O fundo previdenciário, que conta com os inativos que ingressaram na Prefeitura antes da criação do LimoeiroPrev – o que aconteceu em 2011 –, tem um superávit de R$ 20 milhões no Plano Financeiro. Esse conta com 399 aposentados/pensionistas e tem saldo total perto dos R$ 50 milhões. Já o Plano Previdenciário, que absolve os efetivos que ingressaram após essa data, tem 5 beneficiários e, por isso, não desfruta da mesma estrutura financeira do outro – o que só será possível a longo prazo, em decorrência do período que os servidores levarão para atingir o tempo da aposentadoria.

De acordo com o assessor contábil da Prefeitura de Limoeiro, Ivaldeci Hipólito, o LimoeiroPrev pode ser considerado um “fundo sadio”. “Hoje, o atuário mostra todos os resultados com base em 2023. Todos os servidores públicos de Limoeiro, a gestão e a população estão de parabéns por essa garantia do futuro das aposentadorias”, ressaltou Hipólito, tomando como base o saldo que vem garantindo no presente e no futuro a pontualidade nos pagamentos dos beneficiários. Para isso, o contador ainda explicou que o fundo previdenciário vem sendo capitalizado.

Para o prefeito Orlando Jorge, a reunião foi uma ferramenta importante para que os conselheiros fiscais do fundo previdenciário tomassem conhecimento dos números atuais. “Tínhamos interesse de fazer com que o conjunto de servidores, seja os aposentados ou os futuros aposentados, pudessem tomar conhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão e pela previdência municipal. Tem sido um trabalho duradouro, permanente, com pontualidade e com recolhimento sem pedalada fiscal”, destacou o prefeito.

Com o olhar a longo prazo, o chefe do Executivo revelou que o maior desafio tem sido manter o avanço no processo de organização do fundo previdenciário, além de encontrar gestões que mantenham o LimoeiroPrev saudável. “Para que a gente possa, a longo prazo, oferecer segurança ao conjunto de servidores municipais”, pontuou Orlando. “Com esse encontro muito proveitoso, pudemos constatar o zelo que a nossa gestão tem para com as contas públicas e os direitos dos aposentados e pensionistas do Fundo Previdenciário do nosso município”, completou.

A transmissão da reunião está disponível na página da Prefeitura Municipal de Limoeiro no Facebook. Para acessar, clique aqui.