Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Durante Congresso Técnico promovido na manhã da última quarta-feira (1º de maio), no auditório da Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, apresentou o regulamento geral e realizou o sorteio dos grupos da 2ª Copa Terra Amada de Futebol, que este ano contará com a primeira edição das equipes femininas. O evento mais uma vez terá a participação exclusiva de atletas do município, fortalecendo o futebol amador local e o incentivo à prática do esporte considerado paixão nacional.

De acordo com a Diretoria Executiva de Esportes, pasta responsável pela coordenação técnica do evento, a competição contará com 41 times masculinos e 4 femininos, reunindo aproximadamente mil participantes, entre atletas e dirigentes, totalizando 92 jogos. Assim como na primeira edição, as partidas serão realizadas aos domingos e feriados, em campos da cidade e da zona rural, permitindo a integração das comunidades e a geração de oportunidades para o comércio formal e informal, dois dos principais objetivos da Copa Terra Amada de Futebol.

A tabela completa será divulgada em breve, mas o jogo de estreia está definido: 19 de maio, às 9h, após a solenidade de abertura, no Campo da Vila Mendes, entre o atual campeão São Paulo (Loteamento Santo Antônio) e o Manchester City (Vila Mendes). “A edição 2024 da Copa Terra Amada deu um passo importante hoje, com a realização do Congresso Técnico. Mais uma vez, agora com o futebol feminino merecidamente incluído na programação, iremos integrar as comunidades urbanas e rurais através do maior esporte do mundo, o futebol”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Os 41 times masculinos estão divididos em 9 grupos de 4 times cada e 1 grupo de 5 times. Os líderes de cada grupo se classificam diretamente às Oitavas de Final; enquanto os vice-líderes de cada grupo e os 2 melhores terceiros colocados da Fase de Grupos vão à Fase Classificatória, que define as últimas 6 vagas para as Oitavas de Final, Quartas de final, Semifinais e Final. Já as 4 equipes formadas pelas mulheres estão divididas em um único grupo, com a líder e a vice-líder se classificando para disputar o título.

“Com a realização do Congresso Técnico, a gente começa todo o processo da Copa. O Congresso aprova o regulamento, tira as dúvidas, esclarece algumas divergências do próprio regulamento e possibilita o sorteio da formação dos grupos. É importante dizer que a presença dos representantes das equipes demonstra o prestígio da Copa”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo. “Aumentamos o número de equipes no masculino de 34 para 41. É um salto de quantidade e qualidade em função daquilo que foi a Copa ano passado”, completou.

A premiação será em medalhas e troféu. Em parceria com a Jogo de Ouro Bet, o campeão e o vice-campeão também vão garantir um valor em dinheiro. “Vamos seguir a mesma logística do ano passado, fornecendo o transporte para as equipes. A quantidade de jogos é desafiadora, mas, com muita organização e determinação, vamos realizar”, afirmou o diretor de Desenvolvimento do Esporte no município, Gimerson Fragoso. Assim como aconteceu em 2023 com os times masculinos, para este ano os femininos terão padrões doados pela Prefeitura.

De acordo com Gimerson, a bola vai rolar nos campos de Ribeiro do Mel, Duas Pedras, Centro Social Urbano, Vila Mendes, Vila Urucuba, Sítio Guia, Gameleira, Coqueiros e, pontualmente para grande final, no Estádio José Vareda, casa do Centro Limoeirense, no Bairro da Pirauíra. “A expectativa é que a gente possa ter um campeonato muito organizado e que a gente vá brigar em busca do bicampeonato. A primeira edição foi um espetáculo e trouxe a torcida de volta (aos campos). Estamos ressurgindo com o futebol de amador de Limoeiro”, comentou Felipe Paquetá, capitão do São Paulo do Loteamento Santo Antônio.