Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Recorde de equipes e atletas, sucesso de público e muitos gols. Assim tem sido a segunda edição da Copa Terra Amada de Futebol, evento esportivo realizado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com a Jogo de Ouro Bet. O certame agrega 40 equipes masculinas e 4 femininas das zonas urbana e rural, integrando aproximadamente 900 pessoas, entre atletas, técnicos e diretores. Sob a coordenação da Diretoria Executiva de Esportes, o evento está sendo considerado um dos maiores do futebol amador do interior pernambucano.

No próximo domingo (8), a Copa Terra Amada de Futebol chega à quarta rodada, com a sequência de dois jogos pela manhã e outros dois no período da tarde. Dessa vez, o palco será a Arena do Mel (Sítio Ribeiro do Mel). A bola já rolou na Arena Mendes (Vila Mendes), na Arena Cedro (Vila Urucuba) e na Arena CSU (Centro Social Urbano – Sede). O Campo do Sítio Guia, a Arena das Pedras (Sítio Duas Pedras) e a Arena Gameleira (Distrito de Gameleira) são outras praças esportivas que receberão jogos da competição, que começou em maio e seguirá até outubro próximo.

A cerimônia de abertura, realizada na tarde do dia 19 de maio, na Arena Mendes, contou com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Castelo Branco e do Coral do Projeto Música na Terra Amada, além de uma performance do Grupo Movement. Dando o pontapé inicial da disputa, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, relembrou o sucesso da primeira edição, promovida em 2023, o que foi determinante para a competição ser ainda maior este ano. Além da novidade, que é a inserção do futebol feminino, o número de equipes masculinas aumentou de 34 para 40.

“É com alegria que aqui estamos correspondendo com a juventude. Eu diria que essa Copa é a mais importante do Interior de Pernambuco. Poucas cidades têm uma Copa organizada, belíssima e com a participação de tanta gente boa como essa. É a integração da zona rural com a zona urbana. Estamos muito felizes”, destacou o prefeito, que na abertura também fez menção ao homenageado “Zé Mário da Kombi”, um dos mais antigos desportistas da cidade, descobridor de talentos e promotor de campeonatos de futebol de Limoeiro.

O vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), vereadores, secretários municipais, diretores executivos, gestores escolares, professores e cronistas esportivos também estiveram na abertura. “Procuramos envolver a comunidade, a escola, os desportistas, as equipes e as autoridades para iniciar de forma brilhante, harmoniosa e mostrando organização, no sentido de que tenhamos, ao longo da competição, a participação ativa, não somente dos atletas, mas também das comunidades”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo.

A partida de abertura contou com o atual campeão São Paulo do Loteamento Santo Antônio, que venceu por 06 x 01 o estreante Manchester City da Vila da Paz. Mais informações sobre a Copa Terra Amada podem ser acessadas nas redes sociais da @prefeituralimoeirope e da @educacaolimoeiro. “Quero agradecer ao povo da nossa querida Vila Mendes pela mobilização para prestigiar a abertura da Copa Terra Amada, mais uma iniciativa de sucesso da nossa gestão. Gratidão também às equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal por garantirem a segurança do evento”, finalizou Orlando.