Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Esportes de Limoeiro levou para estudantes, professores, colaboradores, gestores de instituições de ensino, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias uma ação educativa sobre o combate ao Aedes aegypti, popularmente conhecido como “mosquito da dengue”. A iniciativa aconteceu nas ruas do Distrito da Vila Mendes e reuniu as equipes da Escola Municipal Castelo Branco, da Escola Municipal Luís Sátiro e da Unidade Básica de Saúde Emerenciana Wanderley do Rêgo (UBS Vila Mendes) na manhã desta terça-feira (12).

A gestora da Escola Castelo Branco, Joseane Pereira, comentou a importância de levar essas ações para dentro do âmbito escolar e social. “É muito especial essa ação, principalmente quando a gente traz a escola para a comunidade. Hoje, nós fomos às casas das pessoas orientar sobre a importância do cuidado que devem ter no combate ao mosquito da dengue”, afirmou.

Além da iniciativa na manhã desta terça-feira, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro estão vivenciando e abordando o tema do combate à dengue em diversas atividades escolares durante o ano letivo de 2024, como explica Joseane. “As ações em combate ao mosquito estão sendo vivenciadas nas escolas e durante o ano todo ainda vamos abordar o tema em sala de aula, pois o cuidado deve permanecer sempre”, pontuou a gestora.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Mendes, Rejane Pereira, afirmou que a luta contra o mosquito da dengue é conjunta. Por isso, momentos como esse são essenciais. “Sentimos a necessidade de tentar multiplicar as informações que recebemos a cada dia sobre o mosquito Aedes aegypti. Infelizmente, é um problema de saúde pública. E precisamos alertar a população sobre os cuidados que devemos ter com a arbovirose”, disse.

A profissional de saúde ressalta que o intuito do encontro é transformar os alunos em multiplicadores de informações sobre o mosquito da dengue. “Esses alunos devem ser multiplicadores dessas informações dentro das suas casas e na vizinhança. Nosso objetivo é promover a prevenção de doenças”, destacou a enfermeira.

O agente de endemias Rosivaldo Alexandre destaca que a escola é o ambiente mais propicio para levar informações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. “O ponto fundamental é levar essas ações para as escolas. Esperamos que os alunos sejam multiplicadores das informações no dia a dia, nas suas casas e juntamente com a população. Parabenizo a Prefeitura de Limoeiro pela iniciativa”, finalizou.