Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

Buscando fortalecer os vínculos educacionais e promover a integração social, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, tem desenvolvido diversas ações focadas no relacionamento entre escola e comunidade. Uma delas acontece por meio do Programa Educação e Família, instituído pelo Governo Federal e coordenado pelo Governo Municipal, cujo lema incentiva a presença das famílias no cotidiano escolar: “Participe, a escola também é sua!”.

Como parte de mais uma etapa do programa vivenciada em Limoeiro, na tarde da última quarta-feira (8), estudantes das Escolas Municipais Castelo Branco, Desembargador José Alexandre e Nossa Senhora dos Anjos participaram de uma envolvente atividade cultural, no Centro de Criação Galpão das Artes – entidade parceira da gestão municipal em ações voltadas aos segmentos cultural e educacional –, refletindo num importante momento de aprendizado, entretenimento e troca de experiências.

Através de uma série de atividades e eventos, o Programa Educação e Família também visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos estudantes e das famílias. No Galpão das Artes, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a riqueza da cultura local, com apresentações do Boi Dourado, que encantou o público com uma performance vibrante, enquanto um grupo de estudantes emocionou a plateia com uma interpretação do clássico “Sítio do Pica Pau Amarelo”.

“Através desse programa, nós temos reunido as escolas e feito as ações em duas, três escolas, como foi o caso de hoje (quarta-feira). Estamos permitindo com que esses alunos tenham uma iniciação cultural com o lúdico, através de apresentações artísticas. Eu diria que é uma alfabetização cultural, que pouca gente nas cidades do Interior têm essa oportunidade, e nós estamos trazendo isto constantemente”, destacou o diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação da Educação Municipal, Sivaldo Venerando.

Foto: Centro de Criação Galpão das Artes

Diante das experiências culturais apresentadas, os alunos das três escolas da Rede Municipal de Ensino puderam expandir seus horizontes e desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, expressão artística e trabalho em equipe. Além disso, o evento proporcionou momentos de integração e diversão para toda a comunidade escolar. “Esses alunos estão vislumbrando outras coisas, estão tendo outras aprendizagens, além dos muros das escolas”, ressaltou Venerando.

O programa também abrange outros aspectos, a exemplo de palestras, gincanas e ações esportivas. “É uma maneira de trazer a família para dentro da escola e fazer com que ela possa participar do projeto de vida dos seus filhos, porque a gente sabe que, infelizmente, há uma desestrutura familiar, e essa é uma preocupação desta gestão, que é promover algo estruturante, fazendo com que as crianças da nossa Rede possam ter esse apoio e, junto com pais, professores, coordenadores, gestores e Secretaria de Educação, construir seus projetos de vida”, pontuou Sivaldo.

Segundo o diretor executivo, o Programa Educação e Família continua a desempenhar um papel fundamental na promoção da educação de qualidade e no fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade. “Eventos como este demonstram o compromisso das escolas municipais em proporcionar uma educação integral e enriquecedora para todos os seus alunos”, finalizou.