Com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realizou mais uma ação de coleta de sangue em Limoeiro. Neste sábado (6), na Escola Estadual Ginásio de Limoeiro, nos períodos da manhã e da tarde, centenas de homens e mulheres atenderam ao chamado, fizeram as doações em prol da vida e mantiveram o histórico positivo que o município apresenta nas campanhas locais.

A assistente social do Hemope, Rosilene Santana, aproveitou a oportunidade para intensificar as orientações e agradeceu ao povo limoeirense pela mobilização. “Para realizar uma doação de sangue, é preciso ter dormido bem na noite que antecede a doação e tomar direitinho o seu café da manhã. Nosso estoque de sangue depende de doação. Quem doa sangue ajuda o próximo. Para o Hemope, é uma honra realizar mais uma grande ação em Limoeiro”, sublinhou.

Uma das limoeirenses que participaram da campanha foi Maria José. Ela convidou seus familiares e seu ciclo de amigos para se juntar a esse ato de solidariedade. “Eu acho de suma importância que a pessoa doe sangue, pois uma doação pode salvar pelo menos três vidas”, afirmou.

O Soldado Pedro, do Tiro de Guerra 07-016 de Limoeiro, destacou que a doação de sangue, mais do que uma necessidade, deve ser um estilo de vida. “No serviço militar, nós aprendemos a visar a melhoria da coletividade. Doar sangue é fundamental para que possamos alcançar uma sociedade melhor”, pontuou.

Para o sucesso das campanhas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm importante atuação na divulgação e na orientação aos doadores. Este ano, foi a primeira vez que a ação de coleta de sangue esteve na cidade do Agreste Setentrional de Pernambuco. Outra ação está prevista para o segundo semestre.

A secretária municipal de Saúde, Paloma Sonaly, enalteceu mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Limoeiro e o Hemope. “Sabemos das dificuldades dos hemocentros em todo o país com relação aos baixos estoques de sangue. E essa doação só é possível graças à solidariedade da população”, pontuou Paloma.