Imagem: Divulgação/SAEPE

No município de Limoeiro, o clima segue de comemoração pelos resultados alcançados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. Dessa vez, os números positivos vieram do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) – referente ao ano letivo de 2023 –, cuja divulgação ocorreu neste ano. A iniciativa avalia o nível de conhecimento dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o que corresponde às faixas etárias de 7, 10 e 14 anos, respectivamente.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, houve um destaque ainda maior na avaliação do 2º ano (Anos Iniciais), com Limoeiro obtendo o melhor resultado da série histórica. “Desde que existe o SAEPE (2000), o resultado das nossas turmas do segundo ano do Ensino Fundamental é o melhor da história. Conseguimos em Português e Matemática, em 2023, o melhor resultado de todo o período de existência da avaliação feita pelo Estado”, comemorou o secretário.

Quando o foco foi o grau de conhecimento e desenvolvimento dos alunos matriculados no 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, outra vez Limoeiro alcançou bons números, principalmente, na disciplina de Matemática. “Tivemos também a grata satisfação e alegria com as turmas do quinto ano, onde obtivemos também o melhor resultado da série histórica em Matemática”, destacou Fernando. “Isso também se repetiu no nono ano”, completou.

Ao apresentar os resultados, o secretário da pasta educacional enalteceu o trabalho coletivo dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, creditando também a eles as conquistas alcançadas na última avaliação do SAEPE. “Motivo de satisfação! Isso foi possível por conta do trabalho, do esforço e da dedicação de toda a equipe da Educação, seja aqueles que estão dentro do prédio da Secretaria (de Educação e Esportes), seja aqueles que estão nas unidades escolares”, pontuou Melo.

“Compromisso”. Essa foi a palavra utilizada pela diretora executiva de Desenvolvimento da Educação de Limoeiro, Valquíria Pinto, para representar a trajetória desenvolvida pela atual gestão municipal no setor educacional, refletindo na melhor posição do município na série histórica de 23 anos de avaliação do SAEPE para os alunos do 2º ano, assim como para os alunos do 5º e 9º anos na disciplina de Matemática. “Muita dedicação e muito esforço para que esse resultado pudesse acontecer”, reforçou.

Segundo Valquíria, os resultados apresentados na avaliação do Governo do Estado mostram que o trabalho executado pelo município tem possibilitado colher bons frutos. “O resultado da aprendizagem vem crescendo e mostrando que estamos conseguindo alfabetizar as crianças no segundo ano, que estamos conseguindo dar continuidade a esse processo no quinto ano, e que estamos entregando o aluno ao Governo do Estado também com resultado maior”, enfatizou a diretora de Ensino.