Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Limoeiro, mais uma vez, foi sede de um encontro regional sobre saúde pública, reforçando o papel de destaque de município polo no interior pernambucano. Na manhã dessa segunda-feira (11), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a cidade anfitriã recebeu representantes das Secretarias Municipais de Saúde que integram a 2ª e a 12ª Gerências Regionais de Saúde (GERES), totalizando 30 cidades das Regiões do Agreste Setentrional e da Zona da Mata Norte do Estado, para mais uma oficina do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE).

Com a 2ª Geres sediada em Limoeiro e a 12ª Geres sediada em Goiana, existiam essas duas possibilidades de locais para receber o evento. “Limoeiro foi o município escolhido para estar sediando essa oficina, que tem o objetivo de qualificar os técnicos que coordenam as redes de saúde em seus respectivos municípios e que, muitas vezes, desenvolvem projetos e ações extremamente importantes”, destacou a secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally. No mês de abril deste ano, será promovido o 14º Congresso Estadual COSEMS/PE, em Petrolina, reunindo todos os municípios pernambucanos.

Os projetos indicados por cada município durante as oficinas estão passando por capacitação na escrita para que sejam apresentados na etapa estadual. São experiências exitosas compartilhadas, visando a ampliação daquilo que tem dado certo em determinado território e poderá ser utilizado por outro, dentro do entendimento que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal. “Serão apresentados em Petrolina, com chances de serem escolhidos para apresentação no Congresso Nacional do CONASEMS, que será no fim de junho e começo de julho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul”, explicou Sonally.

A secretária ainda recordou que Limoeiro esteve presente no último Congresso Nacional, realizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com a apresentação de dois projetos selecionados. Um deles foi o ImunizaSus, que focou a busca ativa para atualização da caderneta de vacinação, coordenada pela Atenção Básica, e o outro foi um trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, intitulado de VISA Atuante. “Esses foram escolhidos em 2023, e estamos com bastante expectativa para que hoje possamos apresentar outros projetos que vêm sendo desenvolvidos no município”, pontuou Paloma.

Assessora técnica do COSEMS/PE, Camila Sihler enfatizou a importância de os municípios apresentarem as diversas iniciativas de sucesso que são desenvolvidas diretamente nas comunidades, mas que ainda são pouco demonstradas. Por isso, a necessidade de qualificar os projetos (resumos escritos) para as apresentações nos congressos e oficinas. “É uma grande oportunidade de mostrarmos o trabalho desses profissionais que atuam no SUS dos municípios”, reforçou Camila, ao detalhar que, em Petrolina, o Congresso Estadual representará a 6ª Mostra Pernambuco aqui tem SUS.

Nesta ocasião, serão apresentados 36 projetos selecionados durante as Oficinas Regionais. Desse total, 12 experiências serão enviadas para o Congresso Nacional. “Aqui, estamos tendo a oportunidade de qualificar esses resumos, para que Pernambuco brilhe nacionalmente”, desejou Sihler. As quatro primeiras ações pernambucanas selecionadas para o encontro nacional serão premiadas pelo COSEMS/PE no valor de R$ 2.500 para cada projeto. “Um dos critérios para a seleção é a aplicabilidade, ou seja, a possibilidade de replicar o trabalho em outros territórios”, enfatizou a assessora.

O prefeito anfitrião, Orlando Jorge, comemorou o fato de o município sediar mais um importante encontro regional e ressaltou a importância da qualificação. “Essas oficinas ensinam os técnicos a escreverem o que, na verdade, eles fazem na rotina. Isso é muito importante, porque serve para socializar com todo um conjunto de municípios que podem constatar aquele trabalho como uma experiência exitosa”, comentou o gestor municipal, que foi secretário de Saúde de Limoeiro de 2009 a 2016 e presidente do COSEMS/PE enquanto secretário de Saúde de Paudalho, de 2017 a 2020. “É importante que Limoeiro possa sediar encontros regionais”, finalizou.