Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, firmou uma importante parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), que é ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para a aplicação de atividades de avaliação do nível de aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Após um workshop com a equipe da Diretoria Executiva de Ensino, no qual foram debatidas as atuais dificuldades do aprendizado em sala de aula, foi elaborado o calendário da aplicação de testes diagnósticos.

“Através da parceria com a equipe de pesquisadores da UFAL, estaremos juntos com a equipe técnica-pedagógica refletindo sobre os resultados apresentados nas avaliações que foram aplicadas em larga escala em toda a nossa rede”, afirmou a diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto.

Os testes diagnósticos de recuperação da aprendizagem estão sendo aplicados para todos os alunos do 2º e 5° Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e do 9° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede de Municipal de Ensino. Nas avaliações, são abordadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, 1300 alunos estão participando das atividades.

Após a análise dos resultados das provas, serão criados processos de intervenções que ajudarão professores e coordenadores a sanarem as deficiências nos níveis de aprendizagem e a estimularem as habilidades dos estudantes. “Muito em breve, com este novo recurso, a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro terá mais uma eficiente ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos”, informou a professora e pesquisadora Mariele Azoubel.

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Com informações da Coordenação de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes