Em mais uma iniciativa voltada ao incentivo à prática esportiva, à revelação de atletas e à integração das comunidades, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, e em parceria com a Jogo de Ouro Bet, confirmou a realização da 2ª Copa Terra Amada de Futebol. Este ano, a novidade é a inserção do futebol feminino na competição, marcando, assim, a primeira edição das mulheres em campo. O lançamento da Copa aconteceu na noite da última sexta-feira (12), no canteiro de obras do futuro Ginásio Poliesportivo Regional Heronides Barbosa do Rêgo, no Loteamento Portal Limoeiro.

As Bandas Marciais Dr. Sérgio Magalhães, da Escola Municipal Salomão Ginsburg, do Bairro Santo Antônio, e Castelo Branco, da Escola Municipal Castelo Branco, da Vila Mendes, instituições componentes do projeto Música na Terra Amada, que oferece aulas gratuitas de Música na Rede Municipal de Ensino, fizeram a abertura da solenidade, que reuniu centenas de atletas, técnicos e dirigentes de equipes, membros da comissão organizadora do evento esportivo, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de apaixonados por futebol. Posteriormente, foram entoados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Limoeiro.

“A expectativa tem sido muito boa em relação ao quantitativo de equipes. Aumentamos também o número de campos da competição. Com isso, vamos levar a competição para mais comunidades. Ano passado foi um sucesso, e, este ano, a gente também vai conseguir alcançar os objetivos”, comentou o diretor de Esportes da Prefeitura, Gustavo Pereira. Em 2023, o número de times chegou a 34, quantidade que deve ser superada. “Não temos um número definido de equipes. Abrimos as inscrições e a expectativa está muito boa, porque a procura tem sido grande”, detalhou Gustavo.

De acordo com o diretor, as inscrições podem ser feitas até 25 de abril. A ficha está disponível na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, na Rua Vigário Joaquim Pinto, no Centro, cujo funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O congresso técnico está agendado para o dia 1º de maio, na Escola Otaviano Basílio. Nessa data, através de sorteio, serão definidos os grupos e acontecerá a apresentação do regulamento geral da competição. Já a abertura está marcada para o dia 19 de maio, no período da manhã, no campo de futebol da Vila Mendes.

Para o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, os resultados alcançados dentro e fora dos gramados na primeira edição apontam para mais uma grande disputa em 2024. “A gestão municipal teve um cuidado em fazer com que a Copa fosse praticada e acontecesse dentro do maior respeito àqueles que fazem o brilho dela, que são os atletas. E isso foi compreendido pelas equipes, como pelas torcidas, tão como pelo cidadão que lotou o Estádio José Vareda na final do ano passado. E tudo isso aponta para o aumento da responsabilidade, do zelo e do cuidado”, destacou Fernando.

A inclusão da Copa Terra Amada de Futebol Feminino no calendário esportivo do Governo Municipal aumenta o desafio da organização, mas também gera oportunidades para novos grupos. “Para a gente, é um desafio ‘monstruoso’, mas é muita satisfação ver as alegrias das comunidades, ver a participação da população, ver que o futebol amador de Limoeiro recuperou o seu brilho e a sua vida própria. Então, isso dá toda energia e toda disposição e toda garra. E o prefeito Orlando Jorge tem cobrado para que a gente possa repetir com o mesmo zelo o sucesso do ano passado”, pontuou o secretário.

Entusiasta da competição, o prefeito Orlando Jorge reafirmou que a segunda Copa Terra Amada de Futebol sinaliza para um evento ainda maior em razão do que foi construído na edição inicial. “O sucesso da primeira Copa Terra Amada de Futebol foi tão grande que a gente agora pensou em dobrar. Pois bem! Agora estamos lançando a nova edição masculina e também feminina. Já temos três times de mulheres inscritos e convidamos todas as mulheres que gostam de futebol para participar da nossa Copa”, ressaltou Orlando, reforçando a importância de oportunizar a participação feminina nas competições.

Ao citar a importância da integração das comunidades, tendo em vista a Copa Terra Amada ter rodadas simultâneas em campos da cidade e da zona rural, o chefe do Executivo fez menção a efetiva participação dos atletas na primeira edição – fato que destaca a importância de uma das exigências da organização: que todos os jogadores sejam de Limoeiro. “Para nós, o lançamento foi um momento histórico. Foi a primeira solenidade naquele que será o maior e mais importante equipamento de esportes”, finalizou Orlando, fazendo referência ao ginásio poliesportivo que segue em fase de construção.