Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O Programa Escola em Tempo Integral começa a escrever um novo capítulo na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro. Implantado neste ano letivo de 2024 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a ação está em caráter de projeto piloto nas Escolas Municipais Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo e João Heráclio Duarte. O novo modelo educacional oferta sete horas diárias de ensino e busca garantir maior aprendizagem, além de preencher espaços na vida estudantil com oferta mais ampla de atividades dentro do espaço escolar, com foco não apenas nos aspectos pedagógicos, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Na tarde da última segunda-feira (19), representantes das duas unidades de ensino estiveram reunidos para o alinhamento das ações que serão desenvolvidas neste primeiro semestre escolar. O encontro de alinhamento objetivou moldar um padrão de excelência de ensino dentro e fora da sala de aula. “O novo ensino integral traz uma proposta nova para a Educação. Os estudantes vão poder passar um período de sete horas na escola e, nesse período, vão ter refeição e período de estudos”, destacou a educadora Erisvânia, que atua no quadro da Escola Municipal João Duarte.

Ela também detalhou que, além das disciplinas regulares da grade curricular, a exemplo de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, os estudantes terão acesso a outras disciplinas. Uma delas é Aprender a Aprender. “O aluno vai ter a oportunidade de aprender a estudar. Porque as vezes o aluno pega o livro, mas não tem a habilidade de estudar. Tem essa e terão outras disciplinas. O Projeto Saber Mais está incluso. Vai ter reforço de Português e Matemática. Muitos pais não vão precisar pagar aula de reforço, porque vai ter esse reforço dentro da escola”, reforçou a professora.

Na João Duarte, inicialmente, serão cinco turmas no modelo integral: três de 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e duas de 1º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. “Este ano, inicia-se com essas turmas, e no ano seguinte esses dois primeiros anos serão segundos anos integral, os sextos anos serão sétimos, e assim sucessivamente até toda a escola torna-se integral”, explicou Erisvânia. No caso específico do 1º Ano do Ensino Fundamental (antiga alfabetização), serão 25 estudantes por turma para melhorar o dinamismo neste momento de projeto piloto. A Prefeitura de Limoeiro planeja que o Programa Escola em Tempo Integral chegue a todas as unidades de ensino do município.