Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Na manhã e na tarde desta quarta-feira (3), o município de Limoeiro recebeu o Programa GERES PErcorre, promovido pelas Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (GERES). O encontro aconteceu no Instituto Padre Luis Cecchin (IPLC), localizado na Rua Professora Rivadávia B. de Paula, no Bairro José Fernandes Salsa, e reuniu representantes da GERES, da Secretaria de Saúde de Limoeiro e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, foram apresentadas as conquistas alcançadas por todas as coordenações municipais de Saúde de Limoeiro. O encontro também identificou os desafios enfrentados por cada uma delas, bem como as estratégias a serem adotadas para superá-los. Além disso, a ação promoveu o compartilhamento de melhores práticas e aprendizados entre as equipes.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, ressaltou a importância desse momento. “O encontro serviu para fortalecer a relação do município com a Secretaria Estadual de Saúde, onde destacamos quais foram as experiências bem sucedidas realizadas aqui em Limoeiro. A II GERES apresentou os indicadores de saúde do município. Esses indicadores são monitorados periodicamente, porque existem metas as quais nós trabalhamos para atingir. Por fim, será elaborado um plano de trabalho, no qual vamos destacar essas iniciativas”, explicou.

Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

Representando a Secretaria Estadual de Saúde, Isabel Leal falou da importância de realizar essa ação nos municípios. “Após as apresentações das experiências exitosas pelo município, elaboraremos um plano de ações com metas e prazos estabelecidos. E esse pareamento possibilita a execução de fato das iniciativas, a melhoria que se pretende alcançar ou algo que se pretende conquistar”, frisou.

Isabel destacou os avanços na Saúde Pública de Limoeiro. “Estamos em um município que tem grandes avanços na saúde, que tem uma saúde pública bastante qualificada e, mesmo reconhecendo toda essas qualificações, sempre tem algo a alcançar, ou seja, algum desafio para superar. Então, estaremos acatando esses desejos de melhorias, essas necessidades de fortalecimento que o município tem”, destacou.

Presente no evento, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, avaliou o encontro como positivo. “Estamos integrando os dois níveis de gestão do SUS, a do estado e do município, e observando que as experiências exitosas que acontecem no dia a dia da nossa gestão foram inovadoras. Desejo que essa turma jovem de profissionais continue trazendo novas experiência para a população”, apontou o gestor.

GERES PErcorre

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Limoeiro é a terceira cidade que recebeu o programa GERES PErcorre na região do Agreste Pernambucano. Os municípios de Casinhas e Machados foram contemplados com a iniciativa inicialmente.

Segundo Isabel Leal, as próximas cidades a receberem o programa serão Carpina e Surubim. Em breve, os 20 municípios que compõem a II GERES receberão o PErcorre.