Foto: Rafael Albuquerque/Centro de Criação Galpão das Artes

O cenário pedagógico de Limoeiro ganhou um reforço. Com ele, o mundo da leitura passa a viver um novo capítulo no Centro de Criação Galpão das Artes, entidade parceira da Prefeitura Municipal que na tarde da última sexta-feira (10) recebeu o Projeto Ler pra Ser. A visita contou com o lançamento da Revista Inspiração e a doação da Caixa de Histórias, uma biblioteca itinerante com acervo de aproximadamente 50 livros, a qual será utilizada em atividades educacionais desenvolvidas pelo grupo nas unidades educacionais.

“Fizemos um mapeamento de iniciativas de incentivo ao livro e à leitura, e hoje estamos aqui para lançar a Revista Inspiração, que é produto desse projeto, e entregar a Caixa de Histórias para ficar à disposição desse município, para que mais ações possam acontecer na área de literatura”, explicou a idealizadora do projeto e produtora cultural Eliz Galvão. Ela ainda detalhou que já foram entregues 16 caixas em vários municípios pernambucanos, contemplando diferentes identidades culturais.

“O incentivo à leitura ganhou um projeto chamado Ler pra Ser. Nisso, escolas municipais ganharão a visita de uma caixa de leitura e de um contador de histórias. O incentivo à leitura acontece quando os professores ganharão a oportunidade de incentivar ainda mais seus alunos, e os alunos se sentirão mais incentivados ainda a ganharem essa oportunidade de ter acesso ao livro e à leitura”, destacou o presidente do Centro de Criação Galpão das Artes, professor Fábio André.

Foto: Rafael Albuquerque/Centro de Criação Galpão das Artes

Um dos homenageados pelo projeto, o pedagogo e produtor cultural Charlon Cabral está presente nas páginas na Revista Inspiração, material que é fruto da pesquisa coordenada por Eliz Galvão, em 2023. “Fico muito feliz por estar sendo homenageado. A gente vem sempre levantando a bandeira da arte educação e das contações de histórias, e a revista fala justamente sobre essas questões”, frisou Cabral, que conta com os colegas Galpão, Cida Campos e Thiago Freitas, também entre os homenageados.

“Eu me sinto honrada em estar participando de mais uma homenagem vinda do Galpão, vinda de um projeto onde Eliz Galvão encabeça a importância da leitura na vida das crianças. Também tenho como missão, levar livros de maneira prazerosa para as crianças”, declarou Cida. “A Revista Inspiração vem celebrar o nosso trabalho de artista, de contador de história, de ator e direção de teatro. É momento de muita gratidão e felicidade”, reforçou Freitas.