Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

O respeito aos Povos e às Comunidades Tradicionais faz parte do plano pedagógico desenvolvido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Com esse pensamento, a Diretoria Municipal de Ensino vem desenvolvendo o projeto Cine Conhecimento, cuja proposta visa promover o saber e o entendimento sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas instituições da Rede Municipal de Ensino.

E como anualmente o mês de abril traz um debate ampliado sobre a luta dos povos originários pelo reconhecimento da pluralidade e dos modos de vida, crenças, usos e costumes, além de respeito à herança cultural e às formas de organização própria para a garantia dos direitos, a gestão municipal promoveu um encontro, na tarde da última quinta-feira, dia 2 de maio, com a comunidade escolar, para reforçar a importância das crianças e adolescentes entenderem o início da formação sociocultural do país.

De acordo com a Secretaria, mais de 200 alunos de turmas dos anos finais do Ensino Fundamental participaram desse momento, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), o qual contou com a exibição de um documentário sobre o povo indígena Xukuru do Ororubá e uma palestra com a educadora indígena Silvinha Xukuru, liderança do Coletivo de Mulheres Indígenas Xukuru, como culminância do mês de conscientização.

Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro

Para este ano, o projeto fez um convite sobre a importância da cultura e das tradições do povo indígena Xukuru do Ororubá, localizado no município de Pesqueira, Estado de Pernambuco. “É um trabalho construído por várias mãos e é levado ao chão da escola, a partir da proposta da Lei 10.639, de 2003, que trata sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica, assim como a Lei 11.645, de 2008, que trata sobre a cultura dos povos indígenas”, explicou o professor Sanchiles Costa.

Segundo a Diretoria de Ensino, o intuito dessa ação é contribuir para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, com vistas a ampliação do seu repertório cultural, bem como o desenvolvimento de sua competência leitora, ao estabelecer o diálogo entre as vivências das narrativas históricas trazidas pelo projeto com o currículo escolar. “Eu acho o assunto bastante interessante, porque muitas pessoas ainda tem preconceito sobre esse tema”, destacou Sofia Lara, estudante do nono ano.

As pautas levantadas durante esse mês de conscientização ainda são consideradas sensíveis e por tanto tempo silenciadas durante a trajetória da sociedade brasileira, sendo de suma importância evidenciar essas discussões em âmbito educacional. “Com isso, visamos oportunizar uma educação pública de qualidade, pautada no respeito a pluralidade étnica, religiosa e sobre a diversidade que compõem o tecido social brasileiro”, diz trecho da justificativa do projeto.

As escolas municipais participantes da palestra foram: Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino, Salomão Ginsburg, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Manoel Marques da Silva, Aluísio de Aquino e João Heráclio Duarte.

Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro