Foto: Coordenação de Educação Inclusiva/Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Na última sexta-feira (15), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), com a realização do Primeiro Encontro Formativo para Apoios Escolares, foi dado mais um passo significativo em direção à inclusão e ao apoio educacional para crianças com deficiência em nosso município. O evento foi projetado para capacitar os profissionais encarregados de cuidar dessas crianças, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para oferecer um suporte educacional eficaz e abrangente.

Os apoios escolares desempenham um papel crucial na vida das crianças com deficiência, oferecendo assistência individualizada, apoio emocional e promovendo sua participação ativa na vida escolar. A formação adequada é essencial para que esses profissionais possam atender às necessidades específicas de cada criança, compreendendo suas limitações e potenciais e adaptando estratégias de ensino de acordo com suas necessidades.

“A importância da formação para os apoios escolares não pode ser subestimada. Ela não apenas capacita os profissionais a lidar com os desafios práticos do dia a dia, mas também os prepara para enfrentar questões mais complexas, como a promoção da inclusão, a sensibilização para as necessidades das crianças com deficiência e o desenvolvimento de estratégias eficazes de ensino e aprendizagem”, destacou a coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, professora Lúcia Rodrigues.

A iniciativa da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, demonstra seu compromisso com a excelência acadêmica, a inclusão e o bem-estar de todas as crianças em nossas comunidades escolares. “Ao investir na formação de seus profissionais, a Secretaria está garantindo que cada criança receba o apoio individualizado e de qualidade que merece, permitindo-lhes alcançar seu pleno potencial educacional e pessoal”, concluiu Lúcia Rodrigues.

Com informações da Coordenação de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes