Para dar cumprimento aos decretos Estadual 50.308 e Municipal 09, publicados na última terça (23) com novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia em Pernambuco, foi desencadeada, na noite dessa sexta (26), no município de Limoeiro, a Operação Convivência. O trabalho ocorreu de forma integrada com as participações da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Executiva de Trânsito e Segurança Cidadã, Guarda Municipal, Defesa Civil, Bombeiro Militar e Polícia Militar.

O funcionamento de atividades econômicas consideradas não essenciais está proibido entre 20h e 5h de segunda a sexta; sábados e domingos, entre 17h e 5h. O decreto tem validade até 10 de março deste ano, podendo ser prorrogado mediante análise dos números da pandemia. Atividades desportivas ou correlacionadas, praças, igrejas, academias, escolas, casas de festas, piscinas e clubes de lazer em geral também não podem funcionar no território de Limoeiro nos horários estabelecidos.

Bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo, foram visitados e orientados sobre a necessidade do cumprimento das medidas. “Buscamos fiscalizar o funcionamento das atividades não essenciais, bem como os estabelecimentos em funcionamento no horário das 20h às 05h”, explicou o secretário executivo de Trânsito e Segurança Cidadã, Coronel Cleidson Canel. As proibições de horário valem para 63 municípios que compreendem as Gerências Regionais de Saúde de Caruaru, Limoeiro e Ouricuri.

“Identificamos vários bares e restaurantes descumprindo os decretos. Vale salientar que esses estabelecimentos podem realizar, após os horários (estabelecidos nos decretos), a modalidade delivery, que é a entrega em domicílio”, destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Gyna Karine. Ela disse ainda que a ação de orientação e fiscalização permanecerá enquanto o decreto estiver em vigor. “Pratiquem o isolamento social e usem máscara”, reforçou Karine.

Balanço – De acordo com dados da secretaria executiva de Trânsito e Segurança Cidadã, o primeiro dia da operação contabilizou 66 estabelecimentos fiscalizados, 320 pessoas orientadas e 46 veículos abordados. Segundo o secretário Canel, não houve necessidade de nenhuma condução para delegacia, consequentemente sem procedimentos lavrados. Paralelamente, viaturas da PM e GM dão apoio logístico ao trabalho.