Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude promoveu, nessa sexta-feira (12), no Centro de Criação Galpão das Artes, no Centro da cidade, uma palestra com o tema “O uso da internet e das redes sociais na atualidade”. Nos últimos anos, essa pauta vem se tornando necessária diante do amplo crescimento de crianças e adolescentes utilizando a rede mundial de computadores.

Na palestra, o assunto abordado teve como público-alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Municipal João Heráclio Duarte. Palestrante do evento, a psicóloga Rafaela Melo destacou a importância da iniciativa e alertou para os riscos do uso em excesso das redes sociais. Segundo dados de 2019 da pesquisa TIC Kids Online Brasil, 89% da população entre 9 e 17 anos – 24 milhões de crianças e adolescentes – já é usuária da internet, sendo que 68% usam as redes sociais.

Com a pandemia do novo coronavírus, que exigiu durante vários meses o isolamento social, inclusive com os estudantes longe das salas de aula, esses números aumentaram. “Quando a gente fala dessa ideia do uso dos jovens nas redes sociais, a gente sabe que é um número muito crescente de pessoas fazendo uso de tela. Aí é importante trazer essa sensibilidade para que as pessoas comecem a pensar nas próprias relações sociais”, ressaltou Rafaela.

De acordo com a psicóloga, é fundamental que as pessoas (de todas as faixas etárias) também pesquisem sobre a temática para saírem mais do toque da tela para o toque da pele. “Vivenciamos um período de pandemia, onde a maioria desses alunos estava fazendo uso de tela, com relação às aulas (remotas), e a gente trazer um uso adequado e produtivo, sensibilizando sobre o uso da tecnologia para essa juventude, acredito que só tem a acrescentar”, pontuou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Em Limoeiro, o grupo de jovens e adolescentes integra uma lista de ações prioritárias da gestão municipal, tendo como objetivo a formação cidadã. A secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, também esteve no encontro com os estudantes e enfatizou a importância da palestra para que o excesso das redes sociais não atrapalhe a vida dos jovens, assim como não impeça o natural processo de desenvolvimento humano.

“Os alunos puderam refletir a importância desta data e fazer um momento de conscientização sobre o uso exacerbado das redes sociais e os reflexos que isso leva para as relações em todos os sentidos. É urgente que a gente discuta, inclusive, o reflexo em nossa saúde mental”, alertou a secretária. “Para este ano, é necessário que a gente coloque em pauta, principalmente para os jovens, dados que mostram que boa parte do tempo da juventude é com rede social”. completou.

O gestor de Juventude do município de Limoeiro, Tiago Ventura, avaliou de forma muito positiva a participação dos estudantes da Escola Municipal João Heráclio Duarte no evento, que também contou com dinâmicas educativas. “Eles se mostraram muito interessados no assunto que abordamos e interagiram bastante. Estamos satisfeitos com o evento e, enquanto Secretaria, queremos assegurar as políticas públicas para o desenvolvimento dos jovens, de forma que eles possam ser protagonistas da própria história”, pontuou.

Saiba mais sobre a data

Vivenciado anualmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude tem como principal objetivo focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta. A importância da juventude reside exatamente no fato de ser um tempo de transição e amadurecimento. Esse estágio abre para o indivíduo um novo mundo de possibilidades, despertando para questões mais profundas sobre a sociedade e seu entorno.