O auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vilaça se transformou no polo da folia do Carnaval 2021 de Limoeiro. As lives que foram transmitidas daquele espaço nos dias 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, fizeram a cidade relembrar os grandes programas de auditório que marcaram época no mesmo palco onde, em outrora, funcionava a Rádio Difusora.

Se por um lado a festa iniciou na quinta (11) com a live do bloco Calu Mulher, por outro, como de costume, o carnaval virtual da cidade só encerrou no dia 17 com o Bloco Bacalhau na Vara, que fez a transmissão ao vivo de shows diretamente da Barraca Azul, estabelecimento em que o bloco se concentra tradicionalmente nas quartas-feiras de cinzas já há nove anos.

A cultura é dinâmica e precisou se reinventar nesse contexto de Pandemia. Em Limoeiro, ela se tornou, inclusive, uma forte aliada no processo de conscientização das pessoas quanto aos cuidados necessários frente a maior crise sanitária do último século. Foram as agremiações carnavalescas da cidade que deram o tom da comunicação. Os brincantes esclareceram, por meio de um vídeo clipe com música composta voluntariamente pelo arte-educador George Pestana, as recomendações que devem ser seguidas por cada cidadão no enfrentamento do novo coronavírus.

A campanha ecoou nas ruas da cidade para conscientizar a população e mostrar que o principal estandarte da gestão municipal continua sendo preservar vidas.

Nas redes sociais, cantores, bandas e agremiações locais mantiveram acesa a tradição de momo por meio das lives promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação. Em casa, o folião se conectou e não deixou a paixão pelo período carnavalesco “sair do ar”. Tudo aconteceu com muito cuidado para assegurar a segurança da nossa gente frente a pandemia de Covid-19.

O clima de saudade dos antigos carnavais tomou conta do ambiente virtual. O evento consistiu num marco histórico desse momento atípico e provou a capacidade adaptativa das manifestações culturais do povo limoeirense. Juntos, ao menos virtualmente, os nossos artistas conseguiram preservar as nossas tradições populares e provar que não há distância que nos separe.

O “bloco da vacina” já começou a desfilar pela cidade e os sinais são de que, no próximo Carnaval, estaremos juntos e misturados ao som de todos os ritmos nessa festa multicultural que nossa gente soube vivenciar tão bem.

Obrigado, Limoeiro. Fotos disponíveisno Facebook da Prefeitura https://www.facebook.com/prefeituralimoeirope/posts/5209897742385840