O município de Limoeiro sediará nos dias 27 e 28 de setembro um Curso Básico de Proteção e Defesa Civil. Idealizada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado (SEDEC), a ação acontecerá no auditório da Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, das 9h às 16h, com a participação de representantes dos municípios inseridos nas regiões do Agreste Setentrional e Mata Norte.

De acordo com a SEDEC, o objetivo é despertar a consciência quanto ao risco de desastres e apresentar ações para prevenir, mitigar, preparar, responder e recuperar os cenários afetados por eventos adversos, buscando a preservação de vidas e patrimônio através da preparação de gestores, agentes e parceiros em ações de Proteção e Defesa Civil para os municípios que integram as regionais.

O curso terá duração de 12 horas e será dividido em aulas teóricas e práticas. Estão previstos cursos sobre as normas que regulamentam o Sistema Nacional de Defesa Civil, elaboração de plano de contingência, assistência humanitária em desastres, ações de reestabelecimento e resposta, sistema integrado de informações de desastres e solicitações de recursos federais para ações de Defesa Civil.

O município de Limoeiro terá uma participação especial com alunos da Rede Municipal. Na terça-feira (28), às 8h30, acontecerá uma capacitação para os alunos da Escola José Teodoro da Silva (Sítio Salobro), dentro do Projeto Defesa Civil nas Escolas. A ação será lúdica através de arte-educadores. O curso acontecerá conforme os protocolos sanitários como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

As inscrições estão abertas para todos os integrantes das Defesas Civis Municipais do Estado, Prefeituras e Órgãos que englobem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Podem ser feitas através do e-mail: escoladedefesacivil.pe@gmail.com ou entrando em contato pelo telefone (81) 3181 2492. Em Limoeiro, a Defesa Civil Municipal funciona na Secretaria de Defesa Social e Trânsito, na Praça da Bandeira.