Foto: Defesa Civil Municipal

Buscando a preservação de vidas, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, lançou mais um serviço de utilidade pública. Entrou em funcionamento a interface de alerta de riscos de desastres via mensagem de texto (SMS). A partir de um simples cadastro, os moradores serão sempre notificados de acidentes, incidentes e riscos de desastres na zona urbana ou na zona rural.

Caso ocorra um desses eventos, a Defesa Civil Municipal, órgão ligado à secretaria, enviará um SMS de alerta para os cadastrados. Qualquer cidadão pode se cadastrar. O procedimento é simples e rápido: basta enviar uma mensagem de texto gratuita para o número 40199, informando o Código de Endereçamento Postal (CEP). No caso de Limoeiro, o CEP a ser digitado é 55700-000.

“O Ministério do Desenvolvimento Regional disponibiliza para todos os municípios uma interface de divulgação de alertas públicos. Então, através desse sistema, estamos implantando na atual gestão”, explica o secretário da pasta, Coronel Cleidson Canel. Ele ainda ressaltou que, em relação a desastres de grandes proporções, a exemplo de uma inundação, a Defesa Civil de Limoeiro tem como alertar rapidamente os munícipes cadastrados.

“É de suma importância para todos os moradores de Limoeiro, principalmente de áreas ribeirinhas, pois isso está dentro do plano de contingência do município e da Barragem de Jucazinho (Surubim), que estabelece alguns procedimentos, inclusive vários sistemas de alerta, e essa é mais uma ferramenta gratuita e sem ônus para a Prefeitura que está sendo disponibilizada para Limoeiro”, pontuou Canel.

Serviço – A pasta da Defesa Civil de Limoeiro está instalada na sede da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, na Praça da Bandeira, no Centro. O trabalho preventivo ocorre de forma integrada com outras secretarias municipais. No prédio ao lado, em regime de plantão, funciona a Guarda Civil de Limoeiro, permitindo que o cidadão possa sempre buscar apoio e orientação pela manhã, à tarde e à noite.