A visita do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, Pio Guerra, ao município de Limoeiro, nesta segunda quinzena, marcou a renovação da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – PE) e a Prefeitura Municipal para a oferta de cursos profissionalizantes. No município, a iniciativa conta com a articulação do Sindicato Rural. Neste semestre, estão sendo realizados 24 cursos, contemplando centenas de pessoas da cidade e do campo.

“Alinhamos a ampliação da lista de cursos profissionalizantes por meio do Senar. Neste semestre, estão sendo 24 opções. Para 2022, teremos mais cursos e oportunidades de qualificação para nossa gente. O Senar realiza um serviço muito importante na capacitação e qualificação das pessoas. Precisamos de iniciativas como essa para que a nossa gente possa empreender com qualidade, o que gera oportunidades e renda para as famílias”, celebrou o prefeito Orlando Jorge.

O presidente da Faepe ressaltou que a parceria entre Senar e Prefeitura sempre existiu, mas que foi significativamente ampliada na atual gestão, destacando a articulação do agropecuarista José Félix, presidente do Sindicato Rural e secretário de Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Indústria e Comércio de Limoeiro. “Antecipo que foi adicionado à lista inicial cinco ou seis cursos. Serão adicionados outros, dependendo da dinâmica de mobilização das pessoas”, comentou Pio.

Entre as dezenas de opções de cursos realizadas e programadas para Limoeiro, estão: culinária rural; conservação de forragem, silagem e fenação; artesanato em couro; informática; hortaliças; doces; bolos; tortas; pães; biscoitos; bolachas; caprinocultura; bombeiro hidráulico; eletricista; agrossilvipastoril; e tratorista agrícola. “Vamos manter parcerias para que essa juventude continue no campo e possa ter conhecimento”, reforçou o prefeito.