Por meio do Decreto Municipal 042/2021, a Prefeitura de Limoeiro, através do prefeito Orlando Jorge, determinou que todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal realizem a separação e o procedimento de coleta de resíduos sólidos. Com isso, os servidores municipais deverão separar os materiais descartados nos locais de trabalho em dois grupos: secos e úmidos. A iniciativa é pioneira na gestão da Princesa do Capibaribe.

De acordo com o documento, são considerados secos os materiais recicláveis, tais como papel, plástico, alumínio, vidro, material elétrico, etc. Já restos de comidas e de sementes são considerados úmidos. Essa medida integra um plano de ações estabelecido num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Limoeiro e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O prefeito também estabeleceu que as secretarias e repartições implantem no prazo de 60 dias a separação dos resíduos recicláveis na fonte geradora, destinando o material para coleta seletiva, “devendo adotar medidas necessárias para o fiel cumprimento do que estabelece o decreto”. A medida começou a valer na última quarta-feira, dia 6 de outubro – data da publicação no Diário Oficial dos Municípios.

Ações – Na semana anterior, durante os dias 6 e 7 de outubro, a Prefeitura promoveu, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem (COORPAR), uma capacitação para catadores de resíduos sólidos, também conforme o TAC. Mais de 30 catadores participaram do ciclo de palestras. Foi a primeira formação voltada à Política Nacional de Resíduos Sólidos em Limoeiro, cumprindo uma das etapas para a desativação do lixão do município.