Nos dias 22, 27 e 29 de outubro, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a Prefeitura Municipal de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu o projeto “Ponto… Ando…”, que consistiu em aulões para estudantes que cursam o 9° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais na Rede Municipal de Ensino. As disciplinas abordadas foram Língua Portuguesa, com o professor Carlos Henrique, e Matemática, com o professor Carlos Wilson.

Esta iniciativa foi realizada com o objetivo de aprofundar os estudos dos alunos nessas áreas de conhecimento. O projeto também funcionou como preparação para as provas do Saepe (Sistema de Avaliação de Educação Profissional e Tecnológica, de nível estadual), que acontecerá nos dias 25 e 27 de novembro e 9 e 11 de dezembro, e do Saeb (Sistema de Avaliação de Educação Básica, de nível nacional), que será aplicada em todo o Brasil entre os dias 8 de novembro e 10 de dezembro.

A técnica da Secretaria de Educação, Severina Marta, explicou a logística aplicada nos aulões, que obedeceram aos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. “Para evitar aglomerações no ambiente e para melhor atender os alunos, dividimos um turno (manhã ou tarde) para duas escolas. Além disso, o uso de máscara foi obrigatório para todos os participantes, e houve distanciamento entre as cadeiras”, revelou.

O professor Carlos Henrique se mostrou muito satisfeito com a participação dos estudantes e com as aulas realizadas. “Participar desse projeto é um prazer. Pudemos contribuir com a formação dos jovens da Rede Municipal de Ensino”, afirmou.

Por sua vez, o professor Carlos Wilson destacou o caráter democrático do evento. “Reunimos estudantes da zona urbana e da zona rural nesta jornada de conhecimento. Foi um momento ímpar, onde pudemos integrar centenas de jovens que sofreram bastante com aprendizagem neste momento pandêmico”, avaliou.

A aluna Maiara Beatriz, estudante da Escola Aloísio de Aquino, da comunidade de Ribeiro do Mel, elogiou os professores. “Tivemos aulas super legais com professores qualificados, que nos ajudaram bastante nesta preparação para as provas do Saebe e do Saepe. A ideia de trazer todos os alunos para o Instituto foi genial”, comentou.

O aluno Renan Amorim, da Escola Henrique Serafim, da comunidade de Pitombeira, avaliou de forma positiva o novo contato com uma aula presencial em meio à pandemia. “Ficar um ano e meio longe da sala de aula foi difícil, mas foi muito bom ter esse momento de aprendizado com professores experientes”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola Henrique Serafim, Veronilda Melo, definiu o momento como enriquecedor. “Quero agradecer à equipe que compõe a Secretaria Municipal de Educação e à Prefeitura de Limoeiro, por nos proporcionar este momento onde estamos potencializando o ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Também agradeço à escola, que vem nos dando esse apoio para o crescimento dos nossos jovens”, concluiu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, somando todos os dias de aula, mais de 300 jovens, distribuídos em nove escolas da Rede Municipal de Ensino, foram atendidos pelo programa.